Com 6.582 candidatos, que vieram de mais de 400 cidades do Brasil, a Universidade Paranaense – Unipar realizou ontem seu vestibular 2013, em Umuarama (cidade-sede) e nas unidades de Toledo, Guaíra, Paranavaí, Cianorte, Cascavel e Francisco Beltrão. O processo foi tranquilo e o número de inscritos satisfez os gestores da Instituição.

Além do Paraná, 11 estados marcaram presença. Mais de 300 candidatos vieram da Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Como se esperava, os números mais expressivos são dos estados vizinhos: 14 de SP, 128 de SC e 230 do MS. Os cursos oferecidos foram Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Farmácia, História, Matemática, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química Industrial, Química, Sistema de Informação e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design de Moda, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Comercial e Processos Gerenciais.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Todos os candidatos enfrentaram as provas no período da manhã, com questões das disciplinas gerais, e, à tarde, a redação, com exceção de um grupo de Adventistas do 7º Dia, que prestou o vestibular à noite. Em Umuarama, quatro jovens passaram o dia isolados numa sala, aguardando o horário especial “permitido pela religião” (após às 18h). Candidatos portadores de deficiência e com outros problemas delicados (como se recuperando de acidente ou de cirurgia) também receberam tratamento especial, com sala e monitores devidamente preparados para recebê-los.

A coordenadora multicampi da Comissão Central do Processo Seletivo, professora Terezinha Aguiar, comemora os bons resultados. Ela diz que as ações realizadas paralelamente às campanhas veiculadas na mídia foram decisivas para esse sucesso alcançado. “Trabalhamos o ano inteiro para isso; estamos muito contentes”, exclamou, dizendo que ao longo do ano foram realizadas mais de 500 ações sociais voltadas a socializar conhecimentos e divulgar o potencial da Universidade Paranaense, que pontua entre as maiores e melhores do Paraná.

“Nessas ações, levadas a escolas, empresas, festas, feiras e outros eventos, envolvemos milhares de acadêmicos e cerca de 300 professores”, informa. Ela, que acompanha todo o processo, desde a fase de planejamento das ações e da campanha, passando pela de inscrição, execução e correção das provas, informa também que 95% as vagas oferecidas (mais de sete mil) foram preenchidas.

Resultado e matrículas

O resultado do vestibular 2013 da Unipar está previsto para ser divulgado, em edital, no Câmpus-Sede e nas Unidades, no próximo dia 10, a partir das 19h. E no dia seguinte, dia 11, começa o período das matrículas. Todos os candidatos receberam informativo com o calendário. Neles, estão bem legíveis datas (cada curso tem data e horários específicos), locais e os documentos necessários. O informativo destaca também os programas de bolsas e outras vantagens que a Unipar oferece para incentivar seus alunos a buscar mais conhecimentos e a incrementar seus currículos durante a graduação.

Fonte: Assessoria