Marisco estragado e maionese sem refrigeração são conhecidos por causarem problemas digestivos. Mas, segundo um estudo, o motivo mais comum de doenças de origem alimentar são vegetais folhosos, como o alface.

A pesquisa publicada no periódico Emerging Infectious Diseases estima que 1.451 pessoas morreram entre 1998 e 2008 em surtos de doenças transmitidas por alimentos. Carnes e aves representaram 28,7% das mortes, laticínios e ovos, 14,5% e legumes, 16,4%.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Porém, mais da metade de todas as doenças de origem alimentar foram causadas por alimentos de origem vegetal, o que deixou mais de 4,9 milhões de pessoas doentes. Vegetais de folhas verdes, como o espinafre, lideraram a lista com 2,1 milhões de pessoas doentes após ingestão. O temido marisco levou 330.981 queixas, apenas 3,4% das 9,6 milhões de doenças causadas por alimentos contaminados.

Robert V. Tauxe, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças e co-autor do estudo, afirma que essas doenças estão fortemente relacionadas à infecção pelo norovírus durante o preparo do alimento. Aves são frequentemente contaminadas pela salmonella e pela listeria.

Fonte: New York Times