(Fonte: unsplash.com)

A etapa final dos cursos na universidade envolve elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC) que pode ser no formato de artigo científico ou monografia. Para finalizar a jornada de pesquisa e desenvolvimento do TCC é necessário que o estudante faça uma apresentação do trabalho.

Se você está em dúvida sobre como fazer slides para apresentação de TCC, no artigo de hoje vamos te dar 3 dicas essenciais para montar uma apresentação de TCC em PowerPoint de qualquer tema.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

3 dicas para se preparar para a apresentação do TCC

Variedades - Como preparar uma apresentação de TCC • Portal Guaíra
(Fonte: unsplash.com)

O TCC é um tipo de trabalho acadêmico que costuma ser mais extenso e complexo do que outros trabalhos escritos que os estudantes têm contato durante outros momentos da universidade. Exatamente por isso, colocar as informações do TCC em uma apresentação de slides gera dúvidas para os estudantes, afinal não é tão fácil saber como incluir todas as informações relevantes e ainda respeitar o limite de tempo para a apresentação.

1. Estude as regras da sua instituição
É essencial que antes de fazer qualquer parte da sua apresentação você estude as regras para apresentações de TCC da sua universidade. Informações como o tempo máximo permitido e até mesmo onde ocorrem no caso de apresentação de TCC online ou presencial afetam o processo de criação.

Lembre sempre que saber mais sobre o que é esperado do que você vai entregar e apresentar te dá informações importantes que auxiliam na produção e garantem que você obterá resultados melhores.

2. Faça um planejamento adequado
Antes de começar a fazer slide para apresentação de TCC é essencial que você crie um plano do roteiro da apresentação, assim pode começar um rascunho do conteúdo mais importante a ser incluído na versão final.

Para fazer isso, uma dica é seguir os capítulos do trabalho e fazer um slide de TCC para cada capítulo, a partir disso você pode pensar em quais informações de cada capítulo precisa incluir nos slides.

3. Pratique a apresentação e faça ajustes
É importante que você esteja preparado para apresentar seu trabalho, por isso é essencial que você sempre pratique a apresentação antes do grande dia para ter certeza de que você conhece bem o conteúdo e não vai deixar o nervosismo atrapalhar na hora de apresentar, assim garantindo que vai estar pronto quando precisar.

Além de ser importante praticar pelos motivos citados anteriormente, também é uma forma de você identificar quando sua apresentação precisa de ajustes. Praticando a apresentação é possível perceber se os seus slides tem conteúdo demais e isso está te fazendo passar do tempo máximo e também é uma maneira eficiente de encontrar erros que você pode ter deixado passar quando estava fazendo os slides.

O que incluir na apresentação de TCC

Agora que você já sabe o que fazer para garantir a qualidade da sua apresentação é o momento de falar um pouco sobre o conteúdo que deve ser incluído nos slides. Encontrar o equilíbrio entre incluir todos os pontos importantes da pesquisa e limitar a quantidade de texto nos slides é um desafio para muitos estudantes, porém não precisa ser tão difícil.

Procure exemplos – utilizar a apresentação de alguma outra pessoa como exemplo pode ser uma boa estratégia para ter uma base das informações que costumam ser incluídas. Além disso, se você usar a apresentação de algum colega de curso pode tirar dúvidas sobre o tipo de conteúdo que costuma ser apreciado na sua universidade.

Utilize um template – pode parecer besteira, mas uma apresentação que seja agradável aos olhos também é importante, por isso utilizar um modelo de slide pode ajudar bastante nessa parte. Você pode utilizar templates disponíveis em ferramentas para criação de apresentações, buscar alternativas na internet ou até mesmo buscar algum template padrão da sua universidade.

Dê preferência para o uso de tópicos – uma grande dificuldade dos estudantes é limitar a quantidade de palavras nos slides, porém se você incluir todo o texto do seu TCC nos slides, o tempo da apresentação vai acabar antes de você apresentar sua introdução. Por isso, utilize tópicos com a ideia básica que você quer discutir em vez de copiar todo o texto do documento de TCC.

Adapte o texto – muitas vezes é tentador utilizar trechos do texto do TCC exatamente como estão no documento textual, afinal não é possível utilizar apenas tópicos curtos em todos os momentos, porém algo que você vai perceber com a prática é que o estilo de escrita do documento de TCC não funciona tão bem para apresentações. Para garantir que sua apresentação vai soar natural, é importante adaptar o texto para uma estrutura que você se sinta confortável ao falar.

Inclua imagens – algo que facilita a visualização e explicação de diversos pontos da apresentação é a inclusão das imagens presentes no documento de TCC, por isso não deixe de incluir sempre que tiver alguma imagem relevante para o assunto a ser discutido naquele capítulo do trabalho.

Redação Portal Guaíra