Um relatório da Direção Geral de Vigilância em Saúde do Paraguai indica que, de janeiro a abril de 2013, a epidemia de dengue foi gradualmente aumentada até atingir um alto nível de infestação de larvas em quase todos os Departamentos (Estados).

No primeiro mês de 2013, apenas os Departamentos de Presidente Hayes, Chaco e Central, tinham uma alta incidência do mosquito Aedes Aegypti, enquanto a maioria ainda tinha um nível baixo – de acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Saúde.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Em fevereiro a infestação larval foi aumentando rapidamente.

Em abril já havia atingido dez departamentos do país com números elevados de casos; cinco com nível moderado e apenas dois com baixa incidência.

Salto Del Guairá é a capital do Departamento de Canindeyú com maior índice de Dengue
Salto Del Guairá é a capital do Departamento de Canindeyú com maior índice de Dengue

Os departamentos com maior índice de dengue são: Alto Paraguai e Presidente Hayes, no Chaco.

Na região leste os mais afetados são: Central, Cordillera, Guairá, Concepción, Canindeyú, Amambay e Alto Paraná.

De acordo com o relatório, até abril de 2013, houve 52 mortes e mais de 107 mil casos, entre confirmados e suspeitos. Vale lembrar que já são 57 mortes até o momento, de acordo com o último relatório da Vigilância Sanitária.

O ministro da Saúde, Antonio Arbo, prevê que, até meados de junho deste ano, será ainda intensa transmissão do vírus da dengue. Ele qualificou a epidemia deste ano de 2013 como a mais grave que já afetou o país.

Com informações do jornal UltimaHora
Tradução: Portal Guaíra