ad

Todos os processos licitatórios do Governo do Paraná deverão ser transmitidos ao vivo pela internet. A informação foi oficializada na quinta-feira (23) pelo governador Ratinho Junior, em Curitiba.

De acordo com o decreto assinado pelo governador, a transmissão deve ser feita pelo Portal da Transparência e os arquivos em vídeos ficarão armazenados para consulta no site do governo.

Todos os pregões presenciais serão filmados por duas câmeras posicionadas em pontos diferentes da sala. De acordo com o decreto, a gravação deve mostrar a abertura dos envelopes com a documentação de habilitação das empresas concorrentes, a verificação, o julgamento e a classificação das propostas apresentadas.

Alguns órgãos do governo já transmitiam desde 2018 pregões presenciais pela internet. Com o decreto, todas secretariam passam imediatamente a fazer a transmissão de todas licitações.

Em 2018, o governo estadual promoveu 415 pregões presenciais e 1.705 eletrônicos. Em 2019, por enquanto, foram realizados 16 pregões presenciais e 93 eletrônicos.

De acordo com Ratinho Junior, a medida tem como objetivo fornecer ao cidadão uma ferramenta transparente de monitoramento do poder público. “Nosso objetivo é que o Paraná passe a ser o estado com maior índice de transparência”, afirmou.

Portal Guaíra com informações do G1 PR


ad