Câmara de Vereadores de Toledo

Uma operação do Gaeco, a pedido do Ministério Público, pode resultar no maior escândalo político da história recente em Toledo. Os vereadores Gian de Contos (PPS) e Eudes Dallagnol (SD) são suspeitos de terem cometido o crime de corrupção ativa numa eventual compra de votos para a eleição da nova Mesa Executiva da Câmara de Toledo, marcada para acontecer nesta segunda-feira (15), a partir das 10h30. A suspeita é que estariam sendo oferecidos em torno de R$ 10 mil para cada vereador.

A denúncia partiu do também vereador Neudi Mosconi (SD), que estuda a possibilidade de adiar a votação da Câmara através de um mandado de segurança.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Agentes do Gaeco, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado teriam filmagens e escutas comprovando as denúncias.

O líder do Governo, Ademar Drfschmidt (PMDB), destaca que, caso as suspeitas sejam verdadeiras mancha “toda a imagem do Legislativo toledano, que ao longo de sua história sempre se caracterizou pelos bons exemplos”.

Mosconi, Gian e Eudes foram ouvidos na 20ª Subdivisão Policial ainda na madrugada deste domingo (14).

Mosconi contou ter sido procurado primeiro pelo colega Eudes Dallagnol – a pedido de Gian – e que acionou o Ministério Público imediatamente. “Não compactuo com ações dessa natureza e, quando falamos em mudanças e cobramos mais ética da classe política, precisamos denunciar e punir quem age na contramão deste processo”, resumiu.

Gian saiu rapidamente da delegacia acompanhado do pai, o ex-vereador Ermínio de Conto, e disse não ter oferecido dinheiro algum a qualquer outro vereador. Frisou não ter mais nada a acrescentar e que iria se pronunciar apenas após ter conhecimento do material que o Gaeco afirma ter obtido e que comprovariam as acusações.

O vereador Eudes Dallagnol permaneceu detido durante todo o domingo. No início da noite ele foi liberado após pagar fiança no valor de R$ 20 mil.

A Eleição da Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Toledo, está mantida para esta segunda-feira (15), às 10h30.

Câmara de Vereadores de Toledo
Câmara de Vereadores de Toledo

Fonte: Jornal do Oeste