Hospital Bom Jesus, Toledo/PR

Você sabia que o Hoesp agora é um patrimônio da sociedade? Essa a mensagem da nova campanha do Hospital Bom Jesus, de Toledo. Depois de um longo período de crise, a instituição voltou a ter as contas equilibradas, mas os problemas ainda estão longe de serem definitivamente resolvidos.

De 1971 para cá muita coisa mudou por aqui. A instituição que inicialmente era privada passou a ser Fundação Beneficente, conseguiu a certificação de filantropia e agora se descreve como patrimônio da sociedade.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Isso só é possível devido à abertura neste ano, do Estatuto da Associação. Funciona assim: O controle do Hospital é do Conselho de Administração, que passou a ser composto não só pelos sócios fundadores, mas também pelo corpo clínico e pela sociedade civil. Com mais transparência e envolvimento da população, projetos de apoio e financiamento foram criados e apresentados no Fórum de Desenvolvimento da Saúde.

A iniciativa é avaliada de forma positiva pelos Governos Municipal e Estadual, que também realizam aportes financeiros para contribuir com o Hospital.

Mas quem realmente comemora os avanços é a população atendida, que é claro, em sua maioria está disposta a contribuir com o que pode.

Portal Guaíra com informações da Catve