A campanha de vacinação contra a gripe teve abertura com ação especial para a terceira idade em Terra Roxa, junto com o prefeito Ivan Reis e o secretário da saúde Paulo Cunha, a equipe da epidemiologia foram até o Conviver realizar a vacinação.

vacina_3

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Aproveitando o horário do café da manhã, a terça-feira foi de surpresa para a melhor idade que tiveram a surpresa de encontrar a equipe de saúde para aplicarem a vacina, a ação não foi divulgada para evitar a falta de alguns frequentadores que por medo da agulha deixariam de comparecer explicou Silvia Faquinete, coordenadora do Conviver.

vacina_1

Com as quedas de temperaturas propícias desta época o aumento de contágio pelo vírus da gripe torna-se mais intenso, crianças e idoso acabam sofrendo com a doença, por este motivo as secretarias de ação social e saúde junto com o setor de epidemiologia resolveram promover a vacinação no Conviver, facilitando deste modo o acesso á aplicação da vacina.

Em Terra Roxa estão estimado a vacinação de 2.413 pessoas com 60 anos ou mais e aproximadamente 305 crianças de 6 meses a 1 anos de idade. De acordo com o enfermeiro Hugo Perosso Alves da epidemiologia do município, a meta é realizar 4.501 vacinas contra a Influenza.

vacina_2

A vacinação anual dos grupos prioritários tem contribuído ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares e mortalidade e diminuição dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

A campanha de vacinação contra influenza 2013 ocorrerá no período de 15/04 a 26/04 sendo o sábado, 20/04 o dia de mobilização nacional.

vacina_4

Confira a relação do grupo prioritário para receber a vacina:

  • Crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade;
  • Gestante independente da idade gestacional;
  • Pessoas com 60 anos de idade e mais;
  • Indígenas;
  • Trabalhadores de Saúde;
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de influenza;

Fonte: Assessoria