ad

Sendo a primeira cidade pertencente ao consórcio do CORIPA na “Patrulha do Campo” por meio do projeto “Estradas da Integração”, do Governo do Estado, Terra Roxa vêm apresentado resultados positivos na melhoria das estradas rurais.

São mais de 12 equipamentos pesados como pá carregadeira, escavadeira hidráulica, moto niveladora e rolo compactador trabalhando a todo vapor na readequação e cascalhamento das estradas rurais.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Dentro do consórcio, cada cidade participante terá 170 horas de trabalho pelas máquinas, em Terra Roxa a expectativa é atingir 8.4 km de estradas. Para melhor utilização dos equipamentos, foram formadas duas frentes de trabalho, otimizando o aproveitamento das horas máquina.

De acordo com Carlos Roberto Rampim, secretario da agricultura, já foram realizados até o momento 2.5 km de readequação e 2.9 km de cascalhamento nas estradas Picadão, Paraguai e Pérola.

3[1]

A “Patrulha do Campo” é gerenciada por meio do Consórcio Intermunicipal Para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência/CORIPA, localizado na divisa do Estado do Paraná com o Mato Grosso do Sul e Paraguai, onde está o Parque Nacional de Ilha Grande e a APA Federal das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, atua desde 1995 na região e agrega os municípios de: Altônia, Alto Paraíso, Esperança Nova, Guaíra, Icaraíma, São Jorge do Patrocínio, Terra Roxa e Xambrê. Por ser uma fronteira internacional, esta é uma região estratégica e de grande importância logística para o MERCOSUL.

Aos municípios participantes do consórcio, a vantagem em ter a “Patrulha do Campo” é de fundamental importância, isso porque são mais de 18 equipamentos novos a disposição para atender as principais necessidades de cada município, por ser o primeiro município a utilizarem os equipamentos, Terra Roxa recebeu no dia 30 de agosto a visita de prefeitos pertencentes ao consórcio para avaliarem os resultados e a experiência obtida pelo município com a atuação dos equipamentos. Os prefeitos visitaram a estrada Paraguai onde já foi realizado o cascalhamento e seguiram para a estada do Picadão onde está no processo de readequação.

Para o prefeito de Terra Roxa, Ivan Reis, a avaliação positiva obtida com os resultados nas estradas readequadas e cascalhadas, vem a promover o fortalecimento da agricultura que é o maior fomentador da economia do município, seguida pelas indústrias de moda bebê.

O próximo município do consórcio a receber a “Patrulha do Campo” será Guaíra.

9

1

8

6

5

3

2

1[1]

Fonte: Assessoria