A ADAPAR – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, com apoio da Prefeitura Municipal de Terra Roxa e Sindicato Rural, promoveram na tarde desta quinta-feira, uma palestra sobre raiva dos herbívoros, ministrada pela coordenadora do Programa Estadual de Controle de Raiva da ADAPAR Elzira Jorge Pierre.

A motivação desse encontro deve-se aos crescentes casos confirmados de raiva em bovinos e equinos que tem ocorrido nas últimas semanas no município de Terra Roxa. Só nesta semana foram confirmados mais 7 casos da doença, somando 15 casos em 2022 neste município.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O objetivo desse encontro foi sensibilizar os produtores rurais quanto a vacinação do seu rebanho para conter a disseminação da doença. Vacina de baixo custo e bastante efetiva no controle da Raiva.

Além disso foi orientado aos produtores a utilização da pasta vampiricida que deve ser aplicada ao redor da ferida do animal que está sendo espoliado pelo morcego para ajudar no controle populacional das colônias de morcegos.

Os produtores forma orientados que informem a ADAPAR caso visualizem animais com sinais clínicos sugestivos de raiva, ou ainda a presença de abrigo de morcegos em suas propriedades. E adverte, que as pessoas não devem tocar em morcegos encontrados caídos, principalmente durante o dia, e que caso visualizem esse tipo de situação comuniquem ADAPAR ou as Secretaria Municipais de Agricultura e Saúde de Terra Roxa.

Terra Roxa - Adapar realiza palestra com o tema “Raiva dos Herbívoros” • Portal Guaíra Terra Roxa - Adapar realiza palestra com o tema “Raiva dos Herbívoros” • Portal Guaíra Terra Roxa - Adapar realiza palestra com o tema “Raiva dos Herbívoros” • Portal Guaíra Terra Roxa - Adapar realiza palestra com o tema “Raiva dos Herbívoros” • Portal Guaíra

Portal Guaíra via Assessoria