Um tornado assustou moradores do município de Terra Rica, no noroeste do Paraná, nesta terça-feira, 1º. De acordo com relatos e vídeos de moradores da região, uma nuvem funil se tornou na zona rural e tocou o solo, o que caracteriza um tornado.

A Somar Meteorologia afirma que se tratou de um landspout, fenômeno considerado de baixa intensidade e que, geralmente, dura poucos minutos. Não há registro da velocidade alcançada pelo vento durante o tornado.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo a Defesa Civil do Paraná, apesar do susto, não houve feridos ou danos às propriedades rurais e urbanas.

Tornados são comuns?
De acordo com a Somar Meteorologia, o registro de tornados como esse são comuns nesta época do ano. “Não quer dizer que acontece direto, mas os meteorologistas costumam falar que a primavera é a estação dos temporais. A atmosfera está muito, muito instável”, diz Luengo.

O meteorologista conta ainda que o calor elevado na região de Terra Rica serviu de combustível para instabilidades. Além disso, a formação de uma área de baixa pressão e o corredor de umidade deram suporte às nuvens carregadas. “A combinação de tudo isso deu condição para temporais e, inclusive, para tornados”, afirma.

Portal Guaíra com informações do Canal Rural