(Imagem Ilustrativa: Agência Cuca)

ad

A Inteligência Artificial já é uma realidade. Mas calma, isso não significa que vivemos em um episódio da série Black Mirror, ou até vivemos em uma ilusão virtual como em Matrix (bem, pelo menos é o que esperamos).

A Inteligência Artificial da vida real não é tão pessimista assim e, em muitos casos, até conversa com você.

Porém, é verdade, quando você acessa o site do seu banco, ou de uma determinada empresa e é atendido por um chatbot, você está conversando com um software de Inteligência Artificial.

Sabe também quando você assiste e classifica com um “gostei” algum filme de Kung Fu na Netflix e, logo em seguida, surgem sugestões de vários filmes do gênero? Isso é a atuação de uma IA (Inteligência Artificial) facilitando a sua procura por entretenimento.

No entanto, até onde vai a capacidade de inovação da Inteligência Artificial? Será que quando falamos AI não estamos falando na extinção em massa de muitos empregos?

Na verdade, os algoritmos e os chatbots poderão sim acabar com algumas funções hoje desempenhadas por gente como a gente, porém, irão abrir oportunidades para outros tipos de funções e trabalhos.

A inteligência pode ser artificial, mas o trabalho ainda é humano

Quando pensamos atualmente na questão dos empregos do futuro, podemos aferir que a AI vai ampliar a demanda home office, mudar o modo como gerenciamos o nosso tempo e até a nossa relação com as empresas.

A quantidade de redatores, produtores de conteúdo e designers trabalhando no conforto das suas casas, munidos apenas com um notebook, será ainda maior.

Possibilidades esses profissionais já possuem para isso, afinal, as ferramentas de compartilhamento e armazenamento online permitem o trabalho remoto, tornando a realização de projetos mais fácil.

Pergunte para qualquer home officer quais são as facilidades que o Google Drive, o Dropbox e outros softwares de trabalho trazem e eles passarão um dia inteiro falando dessas vantagens.

As profissões do amanhã 

Se o profissional de telemarketing como o conhecemos estão com os dias contados, é possível que outras profissões também. Imagine, nesse caso, quando o serviço de caixa de supermercado se tornar totalmente automatizado. Tecnologia há para isso.

Além disso, se hoje em dia as pessoas conversam com robôs ao serem atendidas em lojas virtuais e bancos online, isso só foi possível porque profissionais, de carne e osso e muita criatividade, desenvolveram (e ainda desenvolvem) tecnologias para esse fim.

Por esse motivo, não é exagero afirmar que os caminhos para o futuro estão abertos por profissionais de tecnologia que entendem de algoritmos e códigos de programação.

Sendo assim, algumas profissões que estarão em alta nos dias que virão vão exigir um bom conhecimento em tecnologia. Confira alguns exemplos a seguir.

Programação 

Vivemos na época em que WordPress, Wix, Webnode e outras plataformas permitem qualquer um criar o seu próprio site. Por outro lado, estamos também na época dos chatbots.

Nesse caso, o mercado demanda profissionais de programação aptos a desenvolver chatbots cada vez mais aptos a efetuarem uma boa conversação com os usuários.

Especialista em Cloud Computing 

Falando em Inteligência Artificial, a Computação em Nuvem já se consolidou no dia a dia de várias empresas.

Afinal, por qual razão um empreendedor vai gastar mantendo um amontoado de arquivos em estantes se pode ter tudo armazenado na nuvem, ao alcance dele e dos seus funcionários?

Por isso, para encontrar e desenvolver cada vez mais melhorias na técnica do armazenamento em nuvem, a atuação de profissionais especialistas nesse segmento será bastante requisitada. 

Machine Learning Scientist 

Traduzindo para o bom e velho português, o “Cientista de Aprendizagem de Máquinas” é o profissional responsável pelo desenvolvimento de sistemas inteligentes, capazes de aprender informações e, posteriormente, tomar decisões.

No entanto, é fundamental que esse profissional tenha noções profundas a respeito de códigos e linguagens de programação.

Cientista de dados 

Este é o profissional capaz de analisar a Big Data, ou seja, grandes volumes de dados. Com isso ele oferece algumas soluções para empresas, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

A Inteligência Artificial entrando na sua loja virtual

Quem tem um e-commerce sabe da importância de uma boa hospedagem de site. Um exemplo disso é a hospedagem VPS, que confere mais qualidade, mais velocidade e, consequentemente, um melhor desempenho ao seu projeto web.

Esse tipo de hospedagem é a ideal para lojas online, que geralmente possuem vários visitantes ou para projetos em pleno crescimento ou precisam de recursos mais avançados.

Porém, além da hospedagem, há também os benefícios que a IA pode trazer para o seu e-commerce.

O uso de chatbots nesse caso é um exemplo de grande destaque. Inclusive é possível contar até mesmo com ferramentas capazes de gerenciar chatbots. Algumas delas são o ChatFuel e o ManyChat.

Conclusão 

Esqueça tudo o que você viu em filmes pós-apocalípticos, pois a Inteligência Artificial é uma das grandes aliadas da tecnologia moderna e esperamos que por muito permaneça assim.

Além disso, ela está mudando o nosso mercado profissional, pois se algumas profissões se tornam obsoletas, novas portas se abrem para outras. A solução é ficar antenado e ver quais campos e conhecimentos serão as chaves para você abrir tais portas.

Portanto, fique de olho para o que o futuro nos reserva, sempre prestando atenção nas novas tecnologias.


ad