Oi, Siri': assistente de voz digital agora entende e fala português com sotaque brasileiro(Reprodução/VEJA)

ad

A Apple disponibilizou há pouco uma nova versão de seu sistema operacional para iPhones e iPads, o iOS 8.3.

A ser lançada de modo gradual para todos os usuários, a atualização inclui sete novas línguas para a assistente virtual controlada pela voz Siri, incluindo o português brasileiro.

A novidade permite que os donos de iPhones e iPads controlem algumas funções dos aparelhos falando em português. É possível, por exemplo, abrir e fechar aplicativos, localizar contatos, agendar compromissos e pedir informações de como se dirigir para algum lugar por meio de mensagens de voz no idioma usado no Brasil.

As outras novas opções de línguas disponíveis na Siri são: dinamarquês, holandês, russo, sueco, tailandês e turco. Eles chegam quatro anos depois da ferramenta ser lançada. Ao todo, a assistente virtual da Apple passa a entender 15 idiomas, somando-se a inglês, francês, alemão, japonês, mandarim, italiano, cantonês e espanhol.

Outra novidade do iOS 8.3 é a chegada de 300 emojis – os tradicionais símbolos usados para expressar emoções no mundo virtual – com mais opções de tons de pele, formações familiares, moedas e bandeiras. Criados no Japão para representar expressões genéricas, os emojis sempre usaram tons de pele mais claros. Agora, depois de reivindicações da Unicode Consortium, entidade responsável pela padronização desses símbolos no mundo, deve haver seis tons de pele que seguem a escala Fitzpatrick, usada por dermatologistas: branca, amarela, morena clara, morena moderada, morena escura e negra.

A atualização do sistema da Apple também trará outras novidades, a exemplo do suporte para os pagamentos via Apple Pay na China, mais recursos para o sistema de comunicação automotivo CarPlay e um meio de sincronizar o Apple Watch, que será lançado no fim do mês.

Oi, Siri': assistente de voz digital agora entende e fala português com sotaque brasileiro(Reprodução/VEJA)
Oi, Siri’: assistente de voz digital agora entende e fala português com sotaque brasileiro (Reprodução/VEJA)

Portal Guaíra com informações da Veja


ad