Como podemos antecipar a chegada de novas ferramentas que afetarão nossos negócios e o dia a dia? Quais tecnologias serão mais decisivas no futuro? Confira as principais tendências para os próximos anos.

Reconhecimento facial

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Entre as tecnologias que pareciam ficção científica até recentemente e se infiltraram em nossas vidas, encontramos o reconhecimento facial associado à Inteligência Artificial. Durante os próximos anos ouviremos falar muito sobre essa inovação, seja porque poderemos usá-la para pagar o ônibus ou porque será objeto de análise política por parte de governos.

Realidade Aumentada

Se nos últimos anos os jogos eletrônicos online e diferentes tipos de entretenimento digital não pararam de ganhar popularidade e adeptos, com os eSports se transformando em modalidades de massa para as novas gerações, a tecnologia da realidade aumentada sofreu uma certa estagnação devido às limitações tecnológicas que dependiam da velocidade de processamento dos aparelhos utilizados, como óculos ou máscaras com base em um smartphone. Isso acaba com a chegada do 5G.

Sua velocidade de transmissão de dados fará com que o processamento dessas imagens seja feito remotamente, na nuvem. Assim, os dispositivos consumirão muito menos energia e pesarão menos. Embora nos videogames e nos cassinos digitais a realidade virtual já é uma realidade, em outras áreas, como a ciência e biomedicina, seu uso ainda está em fases de estudos.

Saúde e bem-estar

As tecnologias aplicadas para controlar a saúde e melhorar o bem-estar continuarão ganhando importância, graças ao aprimoramento de tecnologias complementares, como a miniaturização de dispositivos vestíveis. Isso engloba desde gadgets como pulseiras esportivas, relógios ou smartphones que incluem aplicativos de monitoramento cardíaco e respiratório até dispositivos mais profissionais que permitirão a interação de médicos com pacientes e até mesmo operações cirúrgicas remotas ou realizadas por robôs.

Análise de dados avançada

As empresas que investem em análises se beneficiam imensamente com as informações obtidas de seus clientes. Os dados tratados por cada companhia são numerosos, mas é necessário ter a capacidade de recolher, processar e convertê-los em informação valiosa para, em seguida, escolher quais estratégias devem ser seguidas. Com análises avançadas, qualquer organização poderá desfrutar de um entendimento mais profundo das necessidades de cada consumidor e, dessa forma, veremos o surgimento de ofertas hiperpersonalizadas, com base na necessidade individual dos usuários.

Blockchain

tecnologia blockchain vai superar o uso quase exclusivo que lhe é concedido hoje – relacionado às criptomoedas – e o veremos aplicada à propriedade intelectual, segurança alimentar ou gestão de ativos. A Amazon, por exemplo, com sua plataforma baseada em assinaturas blockchain-as-a-service, já aposta nessa inovação, da mesma forma que Samsung, Microsoft, IBM ou Alibaba.

Espaço de trabalho digital

Além das mudanças naturais no modelo de negócios, há um fator que se tornou uma prioridade para a sociedade: o meio ambiente. Com isso, um novo tema ganhou destaque em qualquer organização: a sustentabilidade do planeta e a redução da emissão de carbono. Para ambos os objetivos, o teletrabalho revela-se uma ferramenta extremamente útil. Evitar viagens desnecessárias (ou milhões de deslocamentos diários de trabalhadores para suas mesas) pode ser uma das maiores reduções de emissão que temos ao nosso alcance. Com uma gestão baseada em objetivos e não em horários, veremos como os espaços de trabalho digitais serão uma aposta clara nos próximos meses.

Drones

Tecnologia - 7 tendências tecnológicas que moldarão o futuro • Portal Guaíra

Há pouco mais de um ano vimos os primeiros testes de entrega de encomendas por drones no Brasil e, atualmente, restam poucos eventos públicos de massa em que não somos observados por drones das forças de segurança ou dos meios de comunicação.

Começaram como um simples brinquedo desejado e, com seu uso mais controlado pelas novas regulamentações, se tornaram uma das principais ferramentas de trabalho em muitas indústrias. Com eles, fica mais fácil passar por linhas de energia ou rotas de comunicação para verificar seu status de manutenção, para desenhar mapas de instalações a serem restauradas, ou para ajudar na construção de arranha-céus. Sua versatilidade e facilidade de uso farão com que, em pouco tempo, milhares de dispositivos voadores possam ser gerenciados remotamente graças à implantação da rede 5G.

Redação Portal Guaíra