Encerraram nessa manhã de sexta-feira (14), os trabalhos de recolha de lixo no Lago de Itaipu em Santa Helena, a Semana do Lago.

Desde a última segunda-feira (10) cerca de 32 pescadores associados à Colônia de Pescadores Nossa Senhora dos Navegantes de Santa Helena trabalharam com embarcações e também caminhando na beira do Lago para recolher lixo.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Todos os resíduos sólidos deixados às margens do lago foram recolhidos e serão destinados à reciclagem.

O objetivo principal das ações foi preservar o meio ambiente e também preparar o balneário de Santa Helena, para a temporada de verão 2012/2013, além de ajudar com subsídios financeiros a Colônia de Pescadores Nossa Senhora dos Navegantes que hoje passa por dificuldades financeiras.

Nesse encerramento foram contabilizadas 11 sacolas de venenos que estava dentro do lago há muitos anos, além disso, foram recolhidos 3 mil quilos de lixo da beira do Lago.

O presidente da colônia, Lírio Hoffmann diz que infelizmente muito lixo foi encontrado. “Ficamos tristes em ver quanto lixo encontramos na beira do Lago, principalmente de agrotóxicos. Não é o pescador que destrói com o lago e sim as pessoas de fora que não estão diretamente ligadas”, finaliza.

Fonte: Focosh