As fortes chuvas que atingiram o Alto Vale do Itajaí entre a noite desta quarta (16) e a manhã de quinta-feira (17) deixaram ao menos 6 mortos na cidade de Presidente Getúlio, segundo a Defesa Civil estadual. As chuvas causaram alagamentos e queda de barreiras. A enxurrada arrastou moradores, e há pessoas desaparecidas. A cidade está sem energia elétrica e telefonia. A Defesa Civil confirmou ainda uma morte em Ibirama, também no Alto Vale.

Durante a manhã, o governo catarinense chegou a confirmar ao menos 10 mortes e 20 desaparecidos em Presidente Getúlio. Por volta das 10h20min, a Defesa Civil emitiu novo boletim e divulgou que, na verdade, foram confirmadas pelo menos seis mortes na cidade. O número de desaparecidos não foi informado.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Equipes da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atuam desde a madrugada no resgate e levantamento de perdas. O acesso à cidade de Presidente Getúlio, que tem cerca de 14 mil habitantes e fica a aproximadamente 80 quilômetros de Blumenau, está bloqueado por causa de deslizamentos de terra.

Ainda segundo o governo catarinense, a forte enxurrada foi provocada por 125 milímetros de chuva em um espaço de apenas seis horas.

Conforme os bombeiros voluntários do município, mais de 100 chamados foram feitos entre 22h desta quarta e manhã de quinta.

Há dificuldade em chegar aos pontos mais críticos devido aos alagamentos e deslizamentos. Uma ponte cedeu. Moradores relataram que a água dentro dos imóveis passou de um metro.

“A situação é caótica, nós também estamos vulneráveis pois ficamos sem acesso ou tivemos as casas invadidas [pela água]. O bairro mais atingido é o Revólver” contou o bombeiro Alex de Lima.

O governo enviou o grupo de resposta de Rio do Sul para apoiar os trabalhos dos Bombeiros Voluntários na região, e também determinou o deslocamento de aeronaves do grupo aéreo do CBMSC para atuar nos resgates.

“O momento é de solidariedade com todas as vítimas. Estamos trabalhando desde as primeiras horas e nossas equipes já estão no local para levar auxílio para aqueles que foram atingidos em Santa Catarina. A situação ainda é de cautela com novos temporais, por isso é importante que a população se mantenha atenta aos alertas da Defesa Civil”, declarou o governador, Carlos Moisés da Silva.

Portal Guaíra com informações do NSC Total