A pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), trouxe inúmeros impactos para os setores de saúde, economia e vários outros, no entanto algumas notícias boas também tem surgido nos últimos dias. Uma delas é o aumento significativo no número de curados da doença, que superou os 2 mil na última segunda-feira (20), em Toledo.

No momento o município de Toledo conta com 2.026 pessoas recuperadas da Covid-19 e os números têm aumentado cada vez mais nos últimos dias, com 55 pessoas recuperadas na sexta-feira (17), 87 curados no sábado (18), 37 recuperados no domingo (19), e 79 recuperados na segunda-feira (20), totalizando 258 pacientes recuperados em apenas quatro dias.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Em Live realizada na última quinta-feira (16), o médico e porta-voz do Comitê de Operações Emergenciais (COE), Fernando Pedrotti, ressaltou que o número de curados deve continuar crescendo. “Nós tivemos uma grande quantidade de casos em Toledo nos últimos meses e como aproximadamente 80% das pessoas passam pela doença, com poucas ou nenhuma complicação, isso vai contribuir para elevar o número de curados”, destacou o médico.

Outro destaque importante é que a quantidade de recuperados têm sido maior do que a de novos casos nos últimos dias. Na última sexta-feira foi o último dia em que o número de novos casos foi maior do que o de recuperados, na ocasião foram 62 casos confirmados e 55 curados. No sábado tivemos 87 recuperados, contra 25 confirmados, no domingo, 37 recuperados e 22 confirmados e na segunda-feira foram 79 pessoas recuperadas e 38 casos confirmados. O número total de curados nos últimos quatro dias foi de 258, enquanto o de novos casos foi 147, ou seja 111 curados a mais.

“Existem alguns fatores positivos nesse momento da pandemia em Toledo e o número relevante de curados com certeza é um deles. Outro dado interessante é que a taxa de letalidade da Covid-19 em Toledo é de 0,83%, enquanto no Brasil a taxa de letalidade está na casa dos 3,00%. É lógico que nós sentimos muito cada uma das vidas perdidas até aqui no município por conta da doença, mas não deixa de ser um dado positivo”, ponderou, Fernando Pedrotti.

Outro fator a ser destacado é a grande porcentagem de curados em relação a quantidade de casos confirmados. O total de casos confirmados é 2.712, enquanto o de curados é de 2.026, o que representa 74,74% do total de casos. Toledo ainda registrou 23 óbitos em decorrência da enfermidade e tem no momento 663 pessoas com vírus ativo.

Esses números mostram que o número de recuperados tem se sobressaído, em relação aos novos casos e também aos óbitos, mesmo assim a população precisa continuar atenta quanto aos perigos da doença, é o que relata, Fernando Pedrotti.

“Mesmo com alguns números positivos como o de curados e uma taxa de letalidade menor do que a nacional, a população precisa ficar ciente de que a situação ainda é complicada e demanda vários cuidados. Por isso é extremamente necessário que todos evitem aglomerações e mantenham todos os cuidados com a higiene”, concluiu o médico e porta-voz do COE.

Histórias de quem venceu a doença

Nessa época de pandemia do novo Coronavírus o que mais se vê são notícias sobre óbitos ou novos casos, porém também existem muitas notícias boas como a das pessoas que enfrentaram inúmeras dificuldades, mas conseguiram vencer a doença.

Uma dessas histórias é da assistente social do Hospital Bom Jesus de Toledo, Mary Colpo, que contraiu o novo vírus e ficou internada por 24 dias, lutando para sobreviver. A paciente apresentava uma série de comorbidades como diabetes e mesmo assim conseguiu se recuperar e recebeu alta hospitalar no dia 10 de julho, quando foi muito aplaudida e festejada por médicos, enfermeiros e demais profissionais do Hospital Bom Jesus, além é claro de sua família.

“Ter a recuperação de uma grande parceira, que nunca mediu esforços em proporcionar uma assistência humanizada aos pacientes, é uma grande felicidade para toda a nossa equipe”, afirmou a superintendente do Hospital Bom Jesus, Zulnei Bordin.

No dia 06 de julho o Hospital Bom Jesus celebrou outras duas altas de pacientes que se recuperaram da Covid-19. Uma delas foi de Antonia Ortega, de 75 anos, que passou pouco mais de um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde precisou ficar entubada. A outra história é de José Carlos Perciliano, de 48 anos, que permaneceu por seis dias internado.

São muitos os exemplos de pessoas lutadoras e que com muita determinação conseguiram superar a Covid-19, o que demonstra a força dessas pessoas e de suas famílias em uma batalha tão complicada. Todavia isso não invalida os perigos da doença, por isso a necessidade de que todos mantenham os cuidados tão pedidos pelos Órgãos de Saúde desde o início da pandemia.

“É imprescindível que a população faça a sua parte na luta contra a COVID-19, praticando o distanciamento social, higienizando frequentemente as mãos e usando a máscara corretamente” reiterou, a superintendente do Hospital Bom Jesus, Zulnei Bordin.

Portal Guaíra com informações do Toledo News