A pandemia COVID-19, parece ter se instaurado permanentemente na vida das pessoas. Após um ano e meio a chegada do vírus, um período de confinamento longo, muitas dúvidas, medo e mortes, o mundo parece ter encontrado uma forma de sobreviver.

Boa parte da força desse ato de sobrevivência da humanidade é graças a vacinação, que mesmo em meio preconceitos, desinformação, foram as vacinas que devolveram a “luz no fim do túnel”.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Pouco a pouco tudo está voltando ao normal, ou melhor, á um novo normal. Com o uso de máscaras, uma atenção bem maior a higienização das mãos e cuidados quanto ao distanciamento, a vida vai se refazendo.

Em Guaíra, a segunda cidade do Estado do Paraná a concluir o cronograma de vacinação de 18 anos ou mais idade, imposto pelo Ministério da Saúde, é visível, perceptível que a vacina é ainda a maior arma na prevenção e contenção dos agravos trazidos pelo vírus COVID-19.

O “vacinometro” atualizado na última terça-feira (14), mostra que a quantidade de vacinas aplicadas entre 1ª e 2 ª doses, em relação ao número da população de Guaíra já chega a 98%. Sendo que 62,78% da população já recebeu a 1ª dose e 35,87% a 2ª dose ou dose única.

Somente no último sábado, foram aplicadas 1.078 2ª doses de vacinas Astrazeneca e Pfizer.

Silmara Curtz, responsável pela Sala de Vacinas explica que o trabalho de aplicação de 1ª dose continua todas as quintas-feiras conforme os informativos divulgados nas redes sociais oficiais do Município, e o mesmo acontece também com as informações das datas de 2ª doses. “Fiquem atentos as redes sociais do Município de Guaíra, é muito importante que todos vacinem a 2ª dose na data estabelecida”

Neste sábado, 18/09 haverá novamente um plantão da saúde para atender os munícipes que tomaram vacinas d1 de Astrazeneca e Pfizer entre os dias 29/06 e 08/07.

Para quem tomou Pfizer, as vacinas estarão disponíveis nas UBS do Jardim Zeballos (das 08h ás 13h) e da UBS Vila Alta (das 8hrs às 12hrs e das 13hrs às 16hrs).

Para quem tomou a Astrazeneca, as UBS Santa Paula, Jardim Futura, Vila Eletrosul e Unidade Central de Saúde, das 8hrs às 12hrs e 13hrs as 16hrs.

Marcos Rigolon, Secretário de Saúde destaca; “Fique atento e não perca a data da sua segunda dose. O covid-19 deixou de ser novidade, mas, ainda é um perigo constante.”

Portal Guaíra via Assessoria