O Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Saúde, informa nesta sexta-feira (17), que o LIRA – Levantamento Rápido de Índice do Aedes aegypti, na cidade encontra-se em 0,2%.

O levantamento foi feito pela equipe de Endemias, nos dias 13, 14 e 15 deste mês. O resultado indicou que a cidade conta com um índice de infestação dentro do recomendado pelo Ministério da Saúde, inferior a 1%.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo a equipe, o valor é considerado positivamente baixo. “Este é o resultado do trabalho realizado em conjunto pelos agentes de endemias e com a população”, destacou Ana Neves, coordenadora de Endemias.

Além do apoio nas medidas de prevenção, outro fator determinante é a época do ano, com um período seco, ou seja, sem chuva, o que dificulta a reprodução do mosquito Aedes Aegypi.

“É importante que os munícipes continuem atentos e eliminem a água parada, que não se esqueçam de verificar seus quintais após a chuva, que troquem a água dos bebedouros de animais diariamente e lavem os bebedouros com esponja e sabão no mínimo uma vez por semana. Para que este resultado continue assim, nós precisamos do comprometimento de toda a população”, reforçou o secretário de Saúde, Marcos Rigolon.

Portal Guaíra via Assessoria