O Município de Guaíra foi escolhido pela Secretaria de Estado de Saúde, para participar de uma importante ação de diagnóstico de assintomáticos. Para isso, a cidade recebeu 1000 testes de antígeno para covid-19, pela 20ª Regional de Saúde.

Em suma, a medida visa rastrear pacientes que tiveram contato com positivados e diagnosticar, precocemente, os casos, quebrando toda uma possível cadeia de transmissão.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo a equipe da Vigilância Sanitária, Guaíra é a cidade piloto, na prática, da iniciativa. A partir desta semana, a aplicação dos testes será realizada em domicílios, sem qualquer aviso antecipado.

Por ser cidade de fronteira, Guaíra possui uma alta taxa de circulação e disseminação do vírus, fatores determinantes para que o município fosse englobado na ação, junto às demais regionais de saúde.

O Secretário de Saúde, Marcos Rigolon, destaca que a iniciativa de não avisar previamente as datas e horários da aplicação dos testes, é para conferir o cumprimento do isolamento determinado. Isolamento significa não sair de casa, exceto para ir à UPA, desde que devidamente informado para a equipe de monitoramento, pelo número (44) 3642 – 8685. “Com essa ação, vamos conseguir identificar e diagnosticar quem está positivado, mas é assintomático. Estamos trabalhando firmes para impedir a disseminação desse vírus”.

Portal Guaíra via Assessoria