Pescadores de vários municípios da região, principalmente aqueles sócios das Colônias de Pescadores, estiveram reunidos com o presidente da Colônia Z-13 de Guaíra, José Cirineu Machado e com advogado que acompanha o caso, Aparecido da Silva Martins, na manhã de sexta-feira (15), em Santa Helena.

O encontro foi no Centro Comunitário da Baixada Amarela e o principal assunto foi discutir o andamento de uma Ação Civil Pública proposta em 2001 pela Colônia Z-13 de Guaíra, ou seja, o impacto ambiental causado pela Itaipu para a categoria.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

reuniao-sh

Com a formação do lago e “desaparecimento” do rio Paraná, muitas espécies sumiram e outras não podem ser pescadas, como o dourado.

Os pescadores da região, em torno de 70 pessoas, foram recepcionados pelo presidente da Colônia dos Pescadores Nossa Senhora dos Navegantes, de Santa Helena,  Lírio Hoffmann.

O que ficou definido na reunião é que, novas reivindicações  serão repassado as autoridades competentes e caso não haja um acordo com os pescadores, manifestações da classe poderão surgir em breve.

reuniao-sh2

reuniao-sh3

Fonte: Correio do Lago