A Secretaria de Saúde do município de Santa Helena registrou dois boletins de ocorrência na quarta-feira (10) contra dois moradores de Santa Helena, um do distrito de Sub-Sede e o outro não informado, que tiveram resultado positivo nos exames de coronavírus e se negam a fazer isolamento domiciliar.
Um dos homens já teria sido informado do resultado positivo da doença quando foi visto transitando pelo distrito de Sub-Sede e frequentando estabelecimentos comerciais.
O outro homem apresentou sintomas a cerca de 7 dias e nele foi realizado teste rápido. Ele havia viajado a trabalho. O resultado foi positivo, mas ele disse não acreditar que o exame fosse verdadeiro e que iria fazer exames por conta própria.
Na manhã desta quarta-feira, quando a equipe foi notifica-lo da necessidade do isolamento, só encontrou a esposa em casa. Ela relatou que ele teria ido até a cidade de Entre Rios do Oeste onde procuraria um laboratório para fazer novos exames.
A esposa ainda se negou a fazer a coleta de material para exames e não autorizou que fosse feita nos filhos.
Com caso confirmado, a pessoa que não fica em isolamento domiciliar pode ser autuada por crime contra a saúde pública e contra a pessoa, por colocar em risco a vida de outro.
O isolamento domiciliar serve para proteger as outras pessoas da doença e deve ser cumprido, caso contrário o indivíduo pode ser preso.
Portal Guaíra com informações do Correio do Lago