Os Jogos Escolares do Paraná que aconteciam desde a última sexta-feira (26) e deveriam terminar amanhã (2) em Santa Helena foram adiados pelo Governo do Estado através da Comissão Central Organizadora.

A decisão foi tomada pelo Secretário de Esporte do Estado, Evandro Roman, Secretário de Educação do Estado, Flavio Arns e pelo Chefe do Núcleo de Educação de Toledo, Leo Inácio Anschau.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Uma nova data será marcada para que sejam realizadas as rodadas finais dos jogos que reuniu em alojamentos cerca de 1700 atletas de 15 cidades da região.

jogos-escolares-paraná

O motivo da suspensão das rodadas foi a intoxicação de cerca de 140 atletas que tiveram sintomas como vômito e dores abdominais.

A Vigilância Sanitária de Santa Helena esteve visitando o local, fiscalizando e acompanhando os procedimentos adotados pela empresa contratada pelo Governo do Estado para prestar o serviço de café da manhã, almoço e janta aos atletas.

De acordo com a técnica em vigilância sanitária, Beloni Celso, a princípio não foi constatado nada de irregular no restaurante, mas amostras dos alimentos foram colhidas e também da água utilizada para produzir as refeições.

Além disso, existe a possibilidade dos jovens terem sido contaminados por uma virose, pois atletas de Entre Rios do Oeste e Pato Bragado também apresentaram os sintomas mesmo não tendo contato com os alimentos.

Integrantes da delegação de Marechal Cândido Rondon também apresentaram sintomas de intoxicação.

O município de Santa Helena ofereceu todo atendimento necessário para os atletas.

Além disso, oito técnicos em Vigilância em Saúde da Vigésima Regional de Toledo deram apoio ao trabalho dos técnicos de Santa Helena.

Segundo o médico veterinário Newton Barufatti, a equipe se descolou até Santa Helena para ajudar nas investigações.

Já existem algumas suspeitas, mas os responsáveis aguardam os resultados dos exames que estão sendo realizados pelo Laboratório Central do Estado.

Segundo o chefe do Núcleo de Educação de Toledo, Leo Inácio Anschau, os jogos foram suspensos, mas as competições devem ser retomadas com os mesmos atletas em Santa Helena.

O Governo do Estado entrará em contato com as escolas para saber o andamento e recuperação dos atletas que voltarão para suas casas e na próxima semana será tomada a decisão quando será marcada uma data de realização dos jogos finais em Santa Helena.