O prefeito de Guaíra, Fabian Vendruscolo, recebeu esta semana a visita dos representantes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O encontro foi agendado para discutir as possibilidades do município refazer o contrato com a Companhia, vencido desde março do ano passado.

“A Sanepar é uma empresa estatal com participação privada, criada no ano de 1963 para cuidar das ações de saneamento básico em todo o Estado do Paraná. Em 1981, a empresa ganhou em Guaíra a concessão dos serviços de água e esgoto por 30 anos. Contrato que teve o seu término em março de 2011. Após o vencimento do contrato, o Executivo de Guaíra prorrogou o mesmo por mais um ano, expirado no dia 12 de março do ano passado. Agora o contrato não pode mais ser prorrogado, é preciso fazer a concessão ou não. Infelizmente, o município não tem hoje quem se responsabilize por assunto tão importante quanto o saneamento”, explicou Fabian.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------
Fabian em reunião com representantes da Sanepar
Fabian em reunião com representantes da Sanepar e autoridades municipais

No final do ano passado, a Câmara de Vereadores aprovou a lei 1799/2012, que dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico, cria o Conselho Municipal de Saneamento e o Fundo Municipal de Saneamento. “A Câmara de Vereadores sempre se preocupou em resolver essa questão. Queremos que o Executivo faça a sua parte para podermos definir de uma vez por todas quem se responsabilizará sobre a questão do saneamento em Guaíra”, disse Tereza Camilo dos Santos, presidente da Câmara.

Fabian pretende discutir com o Legislativo a renovação do contrato para que o município possa regularizar a sua situação. “Não podemos tratar com desdém um assunto tão importante como este. Estamos trabalhando para regularizar esta situação o quanto antes e enviaremos algo neste sentido no primeiro pacote de leis que estamos elaborando para o Legislativo em sua volta do recesso, que acontece em fevereiro”, afirmou.

Participaram do encontro o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Augusto De Nadai, o procurador jurídico do município, Wilson Lopes, o secretário de Administração e Controle, João Fernando Grecillo, o vice-prefeito Osmar Volpatto e a presidente da Câmara de Vereadores, Tereza Camilo dos Santos.

Fonte: Assessoria