Ainda na manhã deste domingo (27), a Polícia Civil ouviu as primeiras testemunhas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, em que morreram, pelo menos, 231 pessoas. Os depoimentos de 15 pessoas, entre funcionários da boate e integrantes da banda, foram colhidos na 1ª Delegacia de Polícia Civil pela delegada Luíza Souza, que é a delegada plantonista responsável pela Delegacia de Pronto-Atendimento (DDPA) de Santa Maria.

De acordo com a delegada Luíza Souza, o próprio vocalista da banda Gurizada Fandagueira descreveu como teria começado o fogo na boate.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

“Ele (o vocalista da banda) tinha uma luva na mão com uma espécie de uma vela, pequena, que solta faíscas, como essas velas utilizadas em festas de aniversário. Não era um sinalizador. Durante o show, um produtor da banda acionou esse dispositivo por meio de um comando eletrônico. As faíscas atingiram a primeira camada de esponja que fica no teto, acima do palco, e, a partir dali, o fogo se espalhou pela boate”, explica a delegada.

Depoimentos estão sendo prestados na 1ª Delegacia de Polícia Civil, que ficará responsável pelo inquérito sobre o incêndio (Foto Arquivo/A Razão)
Depoimentos estão sendo prestados na 1ª Delegacia de Polícia Civil, que ficará responsável pelo inquérito sobre o incêndio (Foto Arquivo/A Razão)

Luíza Souza informa que o objetivo das investigações, neste momento, é verificar se a porta da Boate Kiss teria mesmo sido obstruída por seguranças depois que o incêndio começou. Para isso, a delegada solicita que pessoas que estavam no local do acidente entrem em contato pelo número 197 e se apresentem para prestar depoimentos, que serão retomados à tarde.

A delegada plantonista também esclarece que, diferentemente de informações veiculada no início da manhã, nenhum dos dois donos da Boate Kiss se apresentou à polícia. Os empresários estariam sendo procurados para prestar esclarecimentos sobre o incêndio, mas, até o meio-dia de domingo,  eles não foram localizados.

Veja também

Vídeo com imagens fortes do incêndio na boate Kiss em Santa Maria
Novo vídeo mostra o trabalho dos bombeiros para salvar as pessoas na boate Kiss
Confira imagens do local onde aconteceu a tragédia
Confira a lista de feridos em incêndio em boate em Santa Maria
Tragédia em Santa Maria cancela rodada do Gauchão
Saiba como ajudar as vítimas

Fonte: Jornal A Razão