Um motorista de caminhão com carga altamente inflamável – 11 toneladas de Etanol (Álcool Etílico ONU 1170) – evitou o que poderia ser uma enorme tragédia, na manhã de segunda-feira (29).

Ao perceber problema no freio, ele conseguiu conduzir o veículo até a área de escape da BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, evitando algum acidente que pudesse terminar com explosão e incêndio, por causa da carga transportada.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O caminhoneiro utilizou a área de escape que fica no quilômetro 667,3 da BR-376, na descida da Serra do Mar.

Como já conhecia a área de escape, o condutor de 46 anos salvou sua vida e a carga, percorrendo os 50 metros até a parada em segurança nas pedras britas. Na mesma hora, outros dois automóveis que se envolveram em um acidente, utilizavam a margem do local. Ninguém se feriu.

Logo depois, o caminhão foi retirado da área, utilizando o pórtico rolante automatizado. O veículo foi removido e encaminhado para local de apoio, para receber manutenção e conseguir rodar novamente.

“Essa é uma ocorrência que evidencia a importância desse dispositivo. Não é possível dimensionar o potencial de dano que um caminhão com esse tipo de carga poderia causar, descendo sem freios a Serra do Mar – tanto do ponto de vista humano, das vidas no trânsito, quanto também do ponto de vista ambiental. Mais uma vez, essa estrutura cumpriu seu objetivo”,avalia José Júnior, gerente de operações.

Essa área de escape foi construída pela concessionária Arteris Litoral Sul em 2019 e, desde então, já foi utilizada 135 vezes, com 228 vidas salvas. Já na outra estrutura, no quilômetro 671,7 – construída em 2011 – já são 301 entradas, com 430 vidas salvas. Juntas, as áreas somam 436 entradas com 658 vidas salvas.

Portal Guaíra com informações da RIC Mais