O SAMU Regional do Oeste do Paraná, por meio de sua central de regulação das urgências, equipes de suporte básico e avançado, realizou mais de 1000 atendimentos relacionados com COVID-19 no mês de março de 2021.

Esse número é quase 3 vezes maior do que o realizado nos meses anteriores e superior à soma de dezembro, janeiro e fevereiro, o que evidencia e ratifica o grande stress passado pelo sistema de saúde nos últimos 30 dias, também no segmento pre-hospitalar.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

No começo do mês foram disponibilizadas duas equipes exclusivas a mais para atendimento às vítimas da pandemia, procurando garantir o atendimento em tempo resposta adequados às demandas gerais da melhor forma possível.

Mesmo com o reforço estrutural, alguns atendimentos tiveram tempo de chegada das equipes um pouco alargados e alguns casos foram orientados a procurar o serviço de saúde por meios próprios, situações compreensíveis para o momento critico que vivemos, recomendações estas atendidas por pacientes e famílias solicitantes do serviço.

O SAMU pode e deve ser acessado por qualquer cidadão, pelo número 192, de forma gratuita em caso de urgência / emergência. Ao ligar diga seu nome, de onde fala (cidade, bairro e endereço completo) e o que está acontecendo. Aguarde pra falar com o médico regulador, que ouvira sua necessidade, fará a orientação necessária e enviará uma ambulância caso indicado.

A central do SAMU OESTE fica em Cascavel e faz o acolhimento de solicitações das 43 cidades que compõem a 10a e 20a regionais de saúde.

Portal Guaíra com Assessoria