A região oeste do Paraná agora se encontra no patamar vermelho de classificação (que se inicia no verde, indo para o amarelo, laranja e terminando no vermelho), uma vez que os números de casos de COVID-19 apresentaram um grande salto entre as cidades do interior, sinalizando um risco muito alto de contaminação pelo novo coronavírus.

A equipe do Portal Guaíra reuniu informações dos Boletins Oficiais das Prefeituras e Secretarias de Saúde, bem como contato telefônico com 13 cidades da região, reunindo informações como: número total de casos, número de casos ainda ativos, número de curados, número de óbitos e ocupação de salas de enfermarias e UTI’s.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Guaíra

Na nossa cidade, a situação se encontra da seguinte maneira: são três casos ativos do novo coronavírus até o momento desta publicação (26/06, 15:40). Do número total de infectados, já tivemos 18 recuperados e três vieram a óbito.

Caso você, guairense tenha alguma dúvida a respeito do novo coronavírus, a Secretária de Saúde da cidade disponibilizou um site com informações completas, além de uma ouvidoria para tirar dúvidas, que pode ser acessado através do link: guaira.pr.gov.br

Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu

Nas maiores cidades da região, os números são preocupantes, duas delas já ultrapassaram o número de mil casos registrados, sendo que uma delas já chegou a mais de dois mil. E os leitos de UTIs estão próximos da lotação máxima.

Cascavel, que é considerado atualmente o epicentro da pandemia na nossa região, já ultrapassou a marca de 2.000 casos confirmados (2.377). Ao todo, foram 38 mortes causadas pelo novo coronavírus. Conforme apurado pela equipe do Portal Guaíra, os dados sobre os casos recuperados foram retirados dos boletins diários e irão voltar a fazer parte dos mesmos, a partir do boletim de hoje (que é divulgado sempre no final do dia).

Em Toledo, a segunda maior cidade da região, o número total de casos é de 1.060, destes, 371 já foram curados, restando 678 casos ativos, com um número de 11 óbitos até o momento. A reportagem do Portal apurou e descobriu que 24 pacientes estão hospitalizados em enfermarias e 18 encontram-se em UTI.

Foz do Iguaçu, outra cidade de destaque, tem um total de 562 casos confirmados, sendo 229 deles ainda ativos, o número de óbitos até o momento é de oito e de casos recuperados do vírus são 325. No momento, estão internados 19 pacientes no Leito COVID (uma unidade criada especialmente para tratar casos do novo coronavírus) e outros dois em outras unidades hospitalares. Já nas UTIs, os leitos estão com 83,3% de ocupação, ou seja, de 30 leitos disponíveis, 25 deles estão ocupados.

Mais cidades da região

O Portal Guaíra também observou a situação das cidades que ficam mais próximas da nossa cidade (Terra Roxa, Palotina, Iporã e Altônia e Umuarama).

Em Umuarama, há um total de 127 casos confirmados da doença, destes 71 ainda permanecem ativos, sendo assim, 46 foram recuperados e 04 vieram a óbito. Quanto às internações, nas enfermarias, atualmente, existem 10 pacientes internados, porém estes estão apenas com suspeita de contaminação pela COVID-19, aguardando o resultado do exame, o mesmo se aplica para um único caso de internamento em UTI.

No município de Terra Roxa, já foram contabilizados 10 casos de infecção pelo novo coronavírus, com quatro deles recuperados, seis ainda ativos e nenhum óbito oficial registrado.

Já em Palotina, o número de pessoas contaminadas pelo COVID-19 é de 43, o número de curados é 27 e há um óbito causado decorrente da doença, sendo assim, ainda existem 16 casos ativos na cidade.

Altônia, o número total de casos chega a seis confirmados, com um deles curado, dessa maneira, cinco casos permanecem ativos. Na cidade ainda não houve nenhum óbito, e conforme foi apurado pela redação do Portal Guaíra, um paciente se encontra em internamento hospitalar.

Iporã não apresentava boletins atualizados até o fechamento da matéria.

Demais cidades que completam a macrorregião oeste

Nas demais cidades da região oeste do Paraná selecionadas pela equipe de reportagem do Portal Guaíra, a situação é “tranquila”, se somadas as três cidades: Mercedes, Marechal Cândido Rondon e Santa Helena, não chega ao número de 100 casos confirmados, mas isso não é motivo para relaxamento de medidas de segurança e também para não se preocupar com a doença.

No município de Mercedes, foram registrados apenas dois casos do novo coronavírus, nenhum deles ainda foi recuperando, estando assim os dois ainda ativos. A cidade não contabiliza nenhum óbito causado pela doença.

Em Marechal Cândido Rondon os números são um pouco maiores, ao todo a cidade já contabiliza 41 casos confirmados de COVID-19, com 26 casos recuperados e nenhum óbito. Dos casos confirmados, 15 deles ainda continuam ativos. A cidade conta com hospital de campanha, mas que até o momento não precisou ser usado.

Entre os três municípios, a cidade de Santa Helena é a que tem mais casos confirmados, estes chegando aos 98, sendo 62 ainda ativos, 34 curados e 02 óbitos por conta do novo coronavírus.

Ou seja, devemos aceitar que o novo coronavírus está circulando cada vez mais nas cidades do interior, inclusive em Guaíra.

A transmissão comunitária já é uma realidade (quando não é mais possível localizar a origem da infecção), o vírus que começou nas capitais, foi se deslocando para cidades maiores, agora já está praticamente em todos os municípios do Brasil.

Enquanto ainda não há nenhuma vacina ou medicamento efetivo, continue praticando as medidas de prevenção: saia de casa somente se necessário, use máscara, utilize sempre o álcool em gel, limpe os calçados com água sanitária, mantenha o distanciamento social de 1,5m e evite aglomerações.

Redação Portal Guaíra