Guaíra

No nosso município de Guaíra já foram totalizados 111 casos positivos registrados. Destes, 32 ainda permanecem ativos, 79 foram recuperados e o número de óbitos continua se mantendo em apenas três casos. Dos casos ativos: todas as pessoas estão em isolamento domiciliar, ninguém uma está em internamento em leito hospitalar, e não há nenhum caso de internamento em leito de UTI na cidade.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Conforme apurado pela equipe do Portal Guaíra, o município segue monitorando 335 casos e aguarda o resultado de 79 testes, 1.497 guairenses já foram liberados da quarentena.

Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu

Após a decisão polêmica da semana passada de Cascavel, em que o Prefeito, Leonardo Paranhos, já iniciou alguns protocolos de reabertura da cidade (dentro delas permitindo a realização de festas e eventos com no máximo 100 pessoas), a cidade registra agora um número total de 4.662 casos, sendo destes 4.276 recuperados e 92 óbitos já ocorridos devidos a complicações causadas pela COVID-19, sendo assim, a Capital do Oeste têm no momento 294 casos ativos do novo coronavírus.

Indo para a cidade vizinha, Toledo, registra até agora 2.865 casos totais, com 2.182 destes já recuperados é 52 óbitos, resultando assim em 658 casos ativos da doença.

A cidade já teve um total de 5.079 casos notificados, dos quais 1.891 foram descartados. O que impressiona é o número de testes rápidos, já foram realizados um total de 11.347 no município.

Em se tratando de internamentos, neste momento, a cidade possui oito pacientes em leitos de enfermaria é 15 hospitalizados em UTI.

Indo para o extremo oeste do estado, em Foz do Iguaçu, já são 2.795 casos registrados do novo coronavírus, destes 2.132 já estão recuperados (um grande salto comparado com semana passada, onde eram 1.497), 578 estão em isolamento, 58 internados em leitos COVID-19, dois casos estão internados em outra unidade hospitalar e cidade já registrou um total de 25 óbitos (a taxa de mortalidade da doença em Foz do Iguaçu se encontra, atualmente, em 0,89%, a taxa vem diminuindo com o passar da semana não porque o vírus, em si, se tornou menos mortal, mas sim pelo número de casos serem maiores do que as mortes registradas.).

Sobre os leitos de UTI e enfermaria da cidade, Foz possui um total de 55 (essa semana a cidade ganhou mais cinco) leitos de UTI, dos quais 49 estão ocupados, ou seja 89,09% deles. Já os leitos de enfermaria dos 59 leitos disponíveis, 21 estão sendo utilizados, ou seja, 35,29%.

Cidades da região

Seguindo para as cidades mais próximas ao nosso município, o Portal Guaíra segue levantando dados das cidades de: como: Umuarama, Terra Roxa, Palotina, Altônia, Iporã e Francisco Alves.

Em Umuarama o número de notificações continua subindo, esta semana o número total é de 2.895 (que envolvem pessoas com sintomas gripais), desses 1.458 já foram descartados.

No momento, a cidade possui 543 casos confirmados de COVID-19 e 894 suspeitos. Dos casos confirmados, oito deles estão internados (seis em leitos de enfermaria e dois em leitos de UTI), 329 em isolamento domiciliar, 197 recuperados é nove vieram a óbito decorrente do novo coronavírus. Ao fazer as contas, a cidade possui 337 casos ativos da doença.

Em Terra Roxa, esta semana a Prefeitura atualizou o Boletim Informativo é ao todo já foram confirmados 44 casos na cidade, destes 11 seguem ativos e os outros 33 já foram recuperados, sendo assim, o município ainda não registrou nenhum óbito causado pela doença. Ao todo já foram descartados 201 casos e no momento 12 casos são suspeitos (aguardando os resultados de exames).

Já o município de Palotina, o número de casos mais uma vez saltou, semana passada eram 267 casos confirmados, nesta são 378 (111 casos a mais), 217 casos já estão recuperados e a cidade já registrou três óbitos causados pela COVID-19, sendo assim, ainda restam 158 casos ativos da doença na cidade.

A cidade segue com 173 casos em investigação (aguardando resultado de exame laboratorial), 169 pessoas em isolamento domiciliar, 351 casos descartados e quatro casos em internamento hospitalar.

Indo para as cidades menores, a cidade de Altônia agora possui um total de 32 casos confirmados para a COVID-19, destes casos, 22 estão recuperados, nove seguem em isolamento domiciliar e um em internamento hospitalar.

A cidade também possui 46 casos suspeitos, onde todos estão em isolamento domiciliar é 240 casos já foram descartados.

Em Iporã, houve também atualização do Boletim Oficial da Prefeitura esta semana, o qual indicou que a cidade já recebeu um total de 245 notificações (pessoas atendidas com sintomas gripais), sendo que 45 delas estão em acompanhamento (casos suspeitos), 177 já foram descartados (deram resultado negativo para o exame do novo coronavírus).

Já se falando dos casos confirmados, ao todo foram 23, destes temos sete ainda ativos (em isolamento), 15 recuperados e um óbito, decorrente a complicações causadas pela COVID-19.

Em Francisco Alves, também não há atualizações da Prefeitura, então a equipe do Portal Guaíra segue o mesmo protocolo de retirar os dados do Informe Epidemiológico Estadual no qual mostram que a cidade tem 63 casos ativos, quatro recuperados, um óbito e ninguém duas pessoas resultados de exames.

Demais cidades da macrorregião Oeste

Mercedes

Das demais cidades que compõem a macrorregião Oeste do Paraná e que o Portal Guaíra fez o levantamento de dados, Mercedes segue, novamente, apresentando os números menos preocupantes, são apenas 14 casos confirmados (quatro a mais, comparado com a semana passada), destes 10 já estão recuperados e os outros quatro que estão ativos e em isolamento domiciliar. A cidade também tem 19 casos suspeitos, os quais estão isolados e aguardando o resultado do exame para a COVID-19, além de já ter registrado 107 casos descartados após a realização dos exames e a cidade já teve 25 pessoas, com sintomas de síndrome gripal, liberadas do isolamento.

Em Marechal Cândido Rondon, a cidade teve mais uma grande surpresa nesta, no Boletim Informativo de quarta-feira (22) havia sido noticiado que na cidade havia apenas um caso ativo do novo coronavírus, mas já no boletim de quinta (23) o número de casos ativos subiu para oito. Ao todo a cidade já registrou 212 casos, dos quais 203 já estão recuperados e um óbito decorrente da COVID-19.

O município de Santa Helena, mais uma vez, não apresenta atualizações da Prefeitura desde o dia 07/07, então a equipe do Portal Guaíra segue o mesmo protocolo de retirar os dados do Informe Epidemiológico Estadual, no qual mostram que a cidade tem 235 casos ativos, 185 recuperados, seis óbitos e nove aguardando resultados de exames.

Paranaenses fora do Paraná

Ao todo, existem 669 casos confirmados de paranaenses, que estão fora do Paraná, que contraíram o novo coronavírus, 19 óbitos já foram registrados e 171 casos estão em investigação (aguardando o resultado do exame).

Panorama geral

Nesta última semana, o estado do Paraná teve um crescimento de 6,7% no número de novos casos de COVID-19 e um decréscimo de -3,1% no número de óbitos, em comparação com a semana passada. Já na Macrorregião Oeste o crescimento de casos foi de 0,4%.

Ao todo já são 61.335 casos de COVID-19 no nosso estado, destes, 1.071 (SUS e particular) estão internados, 24.651 já estão recuperados e 1.526 vieram a óbito decorrentes a complicações causadas pela COVID-19.

Os leitos de UTI e enfermaria das alas COVID-19 (alas criadas especialmente para atender apenas pacientes com o novo coronavírus) da região Oeste se encontram da seguinte maneira: de leitos adultos, temos um total de 143, dos quais 109 estão ocupados e 34 estão livres, tendo assim uma taxa de ocupação de 76%. Já para os leitos de enfermaria, o número de total na região são de 192, destes 85 estão ocupados, 107 livres, resultando numa taxa de ocupação de 44%.

Já a situação dos leitos pediátricos de encontram da seguinte forma: ao todo existem dois leitos de UTI, um está ocupados, ou seja, 50% de ocupação da taxa inteira da região Oeste. Nos leitos de enfermaria, ao todo são seis, ocupado está apenas um, cinco estão livres, sendo assim a taxa de ocupação é de 17%.

Para os leitos do SUS (exceto leitos SUS exclusivos COVID-19), existem ao todo no Paraná 1,150 leitos de UTI adulto é 182 pediátricos, 809 adultos estão ocupados é 53 pediátricos também, isso dá uma taxa de ocupação de 70% e 29% respectivamente.

Já para os leitos SUS que não são exclusivos para pacientes confirmados ou com suspeitas de COVID-19, na região Oeste, o número total de leitos de UTI adultos e pediátricos é de 209, destes 131 estão ocupados e 75 livres, gerando uma taxa de ocupação de 64%.
Em se tratando de leitos clínicos, para adultos o número total de leitos é de 948, com 395 ocupados no momento 533 livres (41,6% ocupados) e pediátrico os números são de 361 leitos totais, com 61 ocupados e 320 livres, com 16,01% de taxa de ocupação.

Fontes utilizadas para a realização desta reportagem: Boletim – Informe Epidemiológico Coronavírus (COVID-19) da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Paraná e Boletins Oficiais das Prefeituras e Secretarias de Saúde de cada município citado na matéria.

Redação Portal Guaíra