Esta semana foi decisiva para que o decreto de nº 4.942/2020 do Governo do Estado do Paraná, fosse renovado no dia 14/07 para mais sete dias, ou que não fosse reiterado e as medidas da “quarentena mais severa” pudessem voltar ao normal. Dia 14 chegou e o Governador, Ratinho Junior, disse que não renovaria o decreto, para a felicidade dos comerciantes, que causaram grandes movimentações, passeatas e protestos desde que o decreto foi promulgado, pedindo a reabertura do comércio.

Mas será que esses 14 dias que o decreto ficou em vigor, realmente surtiram efeito nos números de casos das setes Regionais de Saúde as quais ele se aplicativa? Como toda sexta-feira, a equipe do Portal Guaíra traz para você, leitor, um levantamento de casos e ocupações de leitos de UTI e enfermarias da nossa cidade e de alguns municípios da região, com o objetivo de lhe manter informado sobre o avanço da COVID-19 na Região Oeste do Paraná.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Até o fechamento desta matéria (11h40 do dia 17/07/2020), as cidades de: Iporã, Francisco Alves e Terra Roxa não possuíam Boletins próprios atualizados com a data do dia 16/07, sendo assim, os dados destas cidades foram retirados do Informe Epidemiológico Estadual.

Guaíra

No nosso município, essa semana foram registrados 19 novos casos, totalizando 80 casos positivos registrados. Destes, 12 ainda permanecem ativos, 65 foram recuperados e o número de óbitos continua se mantendo em apenas três casos. Dos casos ativos: 11 pessoas estão em isolamento domiciliar, enquanto uma está em internamento em leito hospitalar, não há nenhum caso de internamento em leito de UTI na cidade.

Conforme apurado pela equipe do Portal Guaíra, o município segue monitorando 150 casos e aguarda o resultado de 47 testes, 1.435 guairenses já foram liberados da quarentena.

Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu

A polêmica da semana se concentra na cidade de Cascavel, nesta última semana a cidade registrou um total de 4.289 casos confirmados, com 3.868 casos recuperados é 81 óbitos. E apesar dos números serem altos, o Prefeito da cidade, Leonardo Paranhos, com o fim do decreto estadual nº 4.942/2020, começou a implantar medidas de reabertura da cidade, sendo a mais polêmica: permitindo a realização de festas e eventos com no máximo 100 pessoas.

Já em Toledo, a cidade possui 775 pacientes ativos, 207 em análise. O número de notificações que o sistema de saúde da cidade já recebeu chegou a cada das 4.399 notificações, das quais 1.627 foram descartadas. Ao todo, a cidade já registrou 2.565 casos da COVID-19.

Em se falando de internações, atualmente há 10 pacientes internados em leitos de enfermaria e 20 hospitalizados em UTIs.

Indo para o município de Foz do Iguaçu, já são 2.168 casos registrados do novo coronavírus, destes 1.497 já estão recuperados, 605 estão em isolamento, 45 internados em leitos COVID-19, um caso está internado em outra unidade hospitalar e cidade já registrou um total de 20 óbitos (a taxa de mortalidade da doença em Foz do Iguaçu se encontra, atualmente, em 0,92%).

Sobre os leitos de UTI e enfermaria da cidade, Foz possui um total de 50 leitos de UTI, dos quais 47 estão ocupados, ou seja 94% deles. Já os leitos de enfermaria a situação é mais “leve” dos 59 leitos disponíveis, 14 estão sendo utilizados, ou seja, 23,73%.

Cidades da região

Seguindo para as cidades mais próximas ao nosso município, o Portal Guaíra segue levantando dados das cidades de: como: Umuarama, Terra Roxa, Palotina, Altônia, Iporã e Francisco Alves.

A Umuarama tem um total de 2.093 notificações (que envolvem pessoas com sintomas gripais), desses 1.026 já foram descartados. Ao todo, a cidade têm 445 casos confirmados da COVID-19, destes quatro estão internados (três em enfermaria e um em leito de UTI), 305 em isolamento domiciliar, 129 deles já estão recuperados e a cidade registra sete óbitos decorrentes a complicações causadas pelo novo coronavírus.

Já se tratando de casos suspeitos, a cidade registra um total de 662 casos, 13 deles seguem internados, sendo oito em leitos de enfermaria e cinco em UTI.

Em Terra Roxa, ao todo já são 30 casos confirmados, destes apenas nov seguem ativos, 21 já se recuperaram e nenhum óbito foi registrado na cidade. Atualmente 16 casos estão aguardando os resultados de exames é 172 pessoas já tiveram o diagnóstico descartado no município.

Já o município de Palotina, o número de casos mais uma vez saltou, semana passada eram 155 casos confirmados, nesta são 267 (112 casos a mais), 140 casos já estão recuperados e a cidade já registrou dois óbitos causados pela COVID-19, sendo assim, ainda restam 125 casos ativos da doença na cidade.

A cidade segue com 155 casos em investigação (aguardando resultado de exame laboratorial), 195 pessoas em isolamento domiciliar, 181 casos descartados e quatro casos em internamento hospitalar.

Indo para as cidades menores, a cidade de Altônia agora possui um total de 24 casos confirmados para a COVID-19, destes casos, 13 estão recuperados, nove seguem em isolamento domiciliar é dois em internamento hospitalar.

A cidade também possui 79 casos suspeitos, onde 78 estão em isolamento domiciliar e um veio a óbito, segundo o Boletim Informativo da Prefeitura da cidade.

Em Iporã, não há atualizações da Prefeitura desde o dia 13/07, sendo assim, foram pegos os dados do Informe Epidemiológico Estadual, no qual mostram que a cidade tem 17 casos ativos, nenhum recuperado, nenhum óbito e três aguardando resultados de exames.

Já em Francisco Alves, também não há atualizações da Prefeitura, então a equipe do Portal Guaíra segue o mesmo protocolo de retirar os dados do  Informe Epidemiológico Estadual no qual mostram que a cidade tem quatro casos ativos, nenhum recuperado, nenhum óbito e ninguém aguardando resultados de exames.

Demais cidades da macrorregião Oeste

Mercedes

Das demais cidades que compõem a macrorregião Oeste do Paraná e que o Portal Guaíra fez o levantamento de dados, Mercedes segue, mais uma vez, apresentando os números menos preocupantes, são apenas 10 casos confirmados, destes seis já estão recuperados e os outros quatro que estão ativos e em isolamento domiciliar. A cidade também têm nove casos suspeitos, os quais estão isolados e aguardando o resultado do exame para a COVID-19, além de já ter registrado 91 casos descartados após a realização dos exames e a cidade já teve 25 pessoas, com sintomas de síndrome gripal, liberadas do isolamento.

Em Marechal Cândido Rondon, a cidade teve mais grande surpresa nesta passada, o Boletim Informativo da prefeitura, durante a semana, atualizou o número de óbitos para dois, é depois atualizou novamente para um, a explicação foi dada pela Secretária de Saúde da cidade, Marciane Specht, a qual informou que o novo óbito era de uma paciente cuja causa mortis era um ACV, mas seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, foi feito o teste de COVID-19 na mesma, o qual apontou positivo, por isso no primeiro momento o óbito foi adicionado ao Boletim, porém a Secretaria de Saúde da cidade procurou ir atrás para poder retirar esse óbito da lista oficial, uma vez que a COVID-19 não foi a causa da morte da paciente, e então foi concedido o direito de remover o óbito do boletim. Sendo assim, a cidade segue ainda com apenas um caso de óbito relacionado à COVID-19.

Já em número de casos, a cidade já registrou 192 casos no total, destes 180 estão recuperados é 11 ativos. Dos casos ativos, 10 estão em isolamento domiciliar e um está internado na UPA da cidade.

O município já registrou 1.613 notificação, descartando 805, com 164 casos com monitoramento e 54 deles suspeitos.

O município de Santa Helena, não apresenta atualizações da Prefeitura desde o dia 07/07, então a equipe do Portal Guaíra segue o mesmo protocolo de retirar os dados do Informe Epidemiológico Estadual, no qual mostram que a cidade tem 202 casos ativos, 159 recuperados, 05 óbitos e 16 aguardando resultados de exames.

Paranaenses fora do Paraná

Ao todo, existem 542 casos confirmados de paranaenses, que estão fora do Paraná, que contraíram o novo coronavírus, 19 óbitos já foram registrados e 118 casos estão em investigação (aguardando o resultado do exame).

Panorama geral

Nos últimos 14 dias, o estado do Paraná teve um crescimento de 41% no número de novos casos de COVID-19 e 3% no número de óbitos.

Os leitos de UTI e enfermaria das alas COVID-19 (alas criadas especialmente para atender apenas pacientes com o novo coronavírus) da região Oeste se encontram da seguinte maneira: de leitos adultos, temos um total de 141, dos quais 93 estão ocupados e 48 estão livres, tendo assim uma taxa de ocupação de 66%. Já para os leitos de enfermaria, o número de total na região são de 192, destes 80 estão ocupados, 112 livres, resultando numa taxa de ocupação de 42%.

Já a situação dos leitos pediátricos de encontram da seguinte forma: ao todo existem dois leitos de UTI, os dois estão ocupados, ou seja, não é nenhum livre na região Oeste a taxa de ocupação deles está em 100%. Nos leitos de enfermaria, ao todo são seis, ocupado está apenas um, cinco estão livres, sendo assim a taxa de ocupação é de 17%.

Para os leitos do SUS que não são exclusivos para pacientes confirmados ou com suspeitas de COVID-19, na região Oeste, o número total de leitos de UTI adultos e pediátricos é de 209, destes 148 estão ocupados e 61 livres, gerando uma taxa de ocupação de 71%.

Em se tratando de leitos clínicos, para adultos o número total de leitos é de 955, com 367 ocupados no momento 361 livres (38,43% ocupados) e pediátrico os números são de 380 leitos totais, com 57 ocupados é 320 livres, com 15% de taxa de ocupação.

Fontes utilizadas para a realização desta reportagem: Boletim – Informe Epidemiológico Coronavírus (COVID-19) da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Paraná e  Boletins Oficiais das Prefeituras e Secretarias de Saúde de cada município citado na matéria.

Redação Portal Guaíra