Hoje completam 10 dias que o decreto nº 4.942/2020 do Governo do Estado do Paraná está em vigor em sete Regionais de Saúde, incluindo a 20ª Regional (Toledo) a qual Guaíra faz parte. Decreto este que impõe medidas mais severas de quarentena, em vista dos altos índices de contaminação, ocupação de leitos e óbitos que as macrorregiões Oeste e Leste do Estado estavam apresentando, e também como medida preventiva de um possível lockdown em todo o território Paraná.

Como toda semana, a equipe do Portal Guaíra fez o levantamento de dados da nossa cidade e de algumas cidades da região, a fim de atualizar os dados em relação ao número total de casos, número de recuperados, casos ainda ativos, óbitos e também as taxas de ocupações de UTIs e leitos de enfermaria.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Até o fechamento desta matéria (9h30 do dia 10/07/2020), as cidades de: Francisco Alves, Terra Roxa e Santa Helena não possuíam Boletins próprios atualizados com a data do dia 09/07, sendo assim, os dados destas cidades foram retirados do Informe Epidemiológico Estadual.

Guaíra

Em comparação com semana passada, na nossa cidade o número de casos recuperados saltou de 23 para 38 pessoas. Atualmente existem 20 guairenses com o vírus ativo no organismo e o número de óbitos permanece em três (somando tudo, o número total de casos registrados na cidade é de 61).

Aguardando os resultados dos exames temos 77 pessoas, mais 250 em monitoramento. E cidadãos que já foram liberados da quarentena somam-se 1.261.

Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu

Partindo para as maiores cidades da macrorregião Oeste, temos Cascavel, que esta semana registrou um número total de casos de 3.915 pessoas infectadas. Destas, 3.393 já foram recuperadas é 68 vieram a óbito por complicações causadas pela contração da COVID-19, sendo assim, o município ainda têm, 454 casos ativos da doença.

No município de Toledo, o número de casos confirmados é de 1.925, mas a boa notícia vem no número de casos recuperados que quase dobrou em relação a semana passada (463), essa semana são 810 pessoas que se recuperaram da COVID-19 na cidade e 20 que vieram a óbito.

Com relação aos leitos de UTI, a cidade possui um total de 16 leitos, dos quais 10 estão ocupados (62,50% de taxa de ocupação), já para os leitos de enfermaria são oito disponíveis, dos quais cinco estão com pacientes internados, gerando uma taxa de ocupação de 62,50%).

Finalizando com Foz do Iguaçu, a cidade já registra um total de 1.586 casos, dos quais 1.011 já estão recuperados do COVID-19, outros 516 estão em isolamento domiciliar, 43 internados nos leitos COVID-Foz, um está internado em outra unidade hospitalar e a cidade já atingiu a marca de 15 óbitos (quatro a mais do que na semana passada).

Em se falando de leitos de leitos de UTI, a cidade possui 45, destes, 36 estão ocupados (80%), já nos leitos de enfermaria a cidade tem ao todo 64 leitos e no momento ocupa 24 deles, ou seja, está com uma taxa de ocupação de 37,50%.

Cidades da Região

Seguindo para as cidades mais próximas ao nosso município, o Portal Guaíra segue levantando dados das cidades como: Umuarama, Terra Roxa, Palotina, Altônia, Iporã e Francisco Alves.

De quarta (08) para quinta (09), a cidade de Umuarama teve 28 novos casos confirmados, sendo eles: 16 mulheres, oito homens e quatro crianças. Ao todo, a cidade já registrou o número de 354 casos confirmados é 343 casos suspeitos.

Dos casos confirmados, um deles segue internado em UTI, 282 em isolamento domiciliar, 65 já estão recuperados e seis vieram a óbito.

Já se falando dos casos suspeitos, nove deles estão internados, sendo oito em leitos de enfermaria e um em UTI, os outros 334 seguem em isolamento domiciliar. A cidade já descartou um total de 899 casos.

Em Terra Roxa, o número de casos, em relação a semana passada teve um aumento de apenas quatro novos casos, chegando a casa dos 24 casos confirmados de COVID-19. O número de recuperados são dois e até o momento nenhum óbito foi registrado no município. Ao todo, 12 pessoas estão aguardando o resultado de amostras que estão em análise para o teste do novo coronavírus.

Já o município de Palotina, é mais uma cidade em que os casos quase que dobraram nesta semana, agora são 155 casos da doença confirmados (semana passada eram 80), destes casos 83 estão ativos, 85 em isolamento domiciliar, 71 recuperados e um óbito registrado devido a complicações causadas pela COVID-19. A cidade já registrou 121 casos descartados, mas segue investigando outros 56.

Indo para as cidades menores, Altônia mais que dobrou o número de casos confirmados em relação a semana passada, de seis casos, agora são 17 confirmados, dos quais 10 estão em isolamento domiciliar e sete deles já se recuperaram. A cidade conta com 49 casos suspeitos, onde apenas um deles está em internamento hospitalar, os outros 48 seguem em isolamento. 115 casos já foram descartados no município.

Em Iporã, também houve um salto no número de casos, em uma semana a cidade registrou um aumento de quase 200% e passa agora a ter 19 casos confirmados, destes 12 seguem ativos e em isolamento, seis se recuperaram e um veio a óbito. A cidade já recebeu um total de 189 notificações (pessoas com sintomas gripais), destes 140 foram descartados (resultado negativo do teste para COVID-19) e 30 casos suspeitos seguem em acompanhamento.

Já em Francisco Alves também apresentou um salto no número de pacientes confirmados para a COVID-19, ao todo são 38 casos do novo coronavírus, onde um já se recuperou e um caso veio a óbito. 10 pessoas seguem aguardando o resultado do exame.

Demais cidades da macrorregião Oeste

Das demais cidades que compõem a macrorregião Oeste do Paraná e que o Portal Guaíra fez o levantamento de dados, Mercedes segue apresentando os números menos preocupantes, são apenas oito casos confirmados, destes seis já estão recuperados e os outros dois que estão ativos e em isolamento domiciliar.

Em Marechal Cândido Rondon, a cidade teve uma grande surpresa na semana passada, quando na quinta-feira (02) a cidade apresentava 52 casos, na sexta-feira (03) os casos mais que dobraram e foram para 131 casos confirmados, isso porque naquela sexta-feira saíram os resultados das coletas realizadas na cadeia pública da cidade, onde constaram resultados positivos para 69 presos, além de ter ocorrido um surto dentro de uma grande empresa da cidade (a qual não foi revelada o nome).

Passado o susto nesse aumento repentino de casos, a cidade agora consta com um total de 173 casos confirmados, com uma notícia boa, 168 já estão recuperados, restando assim apenas quatro casos ativos no município (um em internamento em leito de UTI e os outros três em isolamento domiciliar). O Boletim Informativo da Prefeitura também cita um óbito, porém não é um óbito ocorrido na cidade, o óbito em questão é de um rondonense que estava em tratamento médico em Curitiba, contraiu o vírus lá e faleceu na capital paranaense.

O município de Santa Helena, após o salto de casos em Marechal Cândido Rondon, agora é o que segundo mais têm casos registrados dentre os três citados neste tópico. São 168 casos confirmados do novo coronavírus na cidade, onde 12 pessoas já estão recuperadas é três vieram a óbito. O número de pessoas aguardando os resultados de exame para a COVID-19 no momento é de oito.

Paranaenses fora do Paraná

Ao todo, existem 483 casos confirmados de paranaenses, que estão fora do Paraná, que contraíram o novo coronavírus, 17 óbitos já foram registrados e 97 casos estão em investigação (aguardando o resultado do exame).

Panorama geral

O Paraná ultrapassou o número de 37.000 casos e tem registrado até o momento 914 óbitos (ou seja, uma taxa de mortalidade de 2,5%) decorrentes ao novo coronavírus. Já temos 12.212 pessoas recuperadas, o que representa 33% do total. Ao todo, 794 pessoas estão internadas em hospitais, seja pelo SUS ou particular. Desses casos, 298 estão em leitos de UTI e 496 em leitos de enfermaria.

Na macrorregião Oeste, a taxa de ocupação de UTIs para adulto está em 68%, enquanto a de leitos de enfermaria se encontra em 55%. Já os leitos pediátricos de UTI estão com 50% de taxa de ocupação e os leitos de enfermaria com 0%.

Lembrando que as medidas do decreto nº 4.942/2020 do Governo do Estado do Paraná vão até o dia 14/07, porém as mesmas podem ser estendidas até o dia 21/07, dependendo de como será a situação epidemiológica das setes Regionais de Saúde no final do prazo inicial dos 14 dias (lembrando que outras Regionais de Saúde também podem adentrar ao novo decreto conforme a necessidade de segurança e prevenção).

Fontes utilizadas para a realização desta reportagem: Boletim – Informe Epidemiológico Coronavírus (COVID-19) da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Paraná e Boletins Oficiais das Prefeituras e Secretarias de Saúde de cada município citado na matéria.

Redação Portal Guaíra