A escola Municipal Rita Ana de Cássia recebeu nos dias 11,12 e 13 de setembro alguns professores e representantes das escolas municipais de Guaíra para um momento de debate sobre “educação financeira”. O convidado a palestrar sobre o assunto foi Altemir Carlos Farinhas, empresário e administrador com especialização em finanças, engenharia financeira e MBA em responsabilidade corporativa.

financeira

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Farinhas atua no mercado financeiro há 20 anos e é palestrante e instrutor de cursos sobre finanças pessoais. De acordo com o secretário de Educação, Idivaldo Capatti, em 2014 o projeto sobre educação financeira fará parte do planejamento escolar das escolas municipais do município. Esta iniciativa integra o projeto “Educação Financeira”, da Diretoria Financeira Executiva de Itaipu. O projeto começou em 2005 com o objetivo de ensinar crianças de 1ª a 5ª séries do ensino fundamental a poupar e investir o próprio dinheiro desde cedo.

financeira2

A educação financeira para crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental deverá contribuir para o conhecimento do tema de forma interdisciplinar. Todos os alunos receberão um kit com o material sobre o tema. Durante o curso de qualificação, os professores vivenciaram a prática a ser aplicada no planejamento semanal, ajudando os alunos a formularem um jeito de pensar, entender e lidar com o dinheiro de maneira saudável. Para os professores participantes, a educação financeira é um programa que vai dar certo.

financeira3

“O curso foi um sucesso, cheio de dinâmicas e atividades muito produtivas. E agora teremos muito trabalho pela frente. Todos estão convidados a participar: alunos, famílias, professores, comunidades, enfim, toda a cidade vai ter sua parcela de participação e colaboração”, comentou o secretário Idivaldo Capatti.

financeira4

A diretora da Escola Rita Ana de Cássia, Serli Salete, agradeceu a todos os professores presentes no curso e também a todos os funcionários da escola, que não mediram esforços para ajudar a organizar as atividades. Salete também destacou a contribuição da equipe da Secretaria de Educação e dos estagiários do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Presidente Roosevelt, que estiveram durante os três dias com os alunos enquanto os professores eram “capacitados”.

financeira5

financeira6

financeira7

financeira8

financeira9

financeira10

financeira11

Fonte: Assessoria