No dia 10 de novembro foi realizado o encerramento do Curso Básico de Monitores Ambientais Locais – Parque Nacional de Ilha Grande, a ultima aula aconteceu á bordo da embarcação Marina I com um passeio no Rio Paraná e Parque Nacional de Ilha Grande.

O Curso foi promovido através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Guaíra – Secretaria de Turismo, Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade – ICMBio e Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência – CORIPA e contou com o apoio do Centro Universitário de Maringá – Cesumar, Universidade Paranaense – Unipar – Unidade Guaíra e Rede de Turismo Regional.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Com uma carga horária total de 68 horas/aulas, com aulas teóricas e práticas realizadas de agosto a novembro, contou com os seguintes Módulos: Meio Ambiente e Cultura; Turismo e Sustentabilidade; O Trabalho do Monitor Ambiental e Segurança e Equipamentos. O Curso foi aberto à comunidade em geral e formou aproximadamente 45 Monitores Ambientais que poderão atuar na condução de grupos em passeios pelo Parque Nacional de Ilha Grande.

A idéia de realizar o Curso surgiu em uma reunião entre a Secretaria de Turismo, através de sua Secretária Angela Emmel e da Assessora Ana Helena Eloy Foletto e do ICMBio, Sr. Romano Pulzatto Neto que detectaram a necessidade de capacitar pessoas para atendimento aos visitantes que vem a Guaíra realizar passeios no Rio Paraná e/ou Parque Nacional de Ilha Grande.

Fonte: Assessoria