IBGE I
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou ontem (28), dados que fazem parte da pesquisa ‘Estimativas da População dos Municípios 2020’. Em comparação a 2019 (33.119), Guaíra teve 191 novos habitantes, somando uma população de 33.310. Sendo que a população no último censo [2010] registrou 30.704. Das duas uma, ou os casais estão mais enamorados ou veio gente de fora firmar estaca na fronteira.

IBGE II

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Se comparado a outros municípios, no país obtivemos a 1048ª posição; no estado somos a 57ª maior cidade; já na micro região pegamos a 4ª posição no pódio.

IBGE III

Conforme o IBGE, o Paraná teve aumento de 0,72% no total de habitantes, chegando a 11.516.840. As 10 maiores cidades do Paraná, pela ordem são: Curitiba, Londrina, Maringá , Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo , Guarapuava e Paranaguá.

ELEIÇÕES I

Publicação no Jornal Ilha Grande desta sexta, traz mais dois nomes (ou terceira força) para as eleições deste ano. Trata-se do empresário Jamil Abu Ali (PSC) e Simeão Lopes Neves (PV), este último um velho conhecido da política local.

ELEIÇÕES II

Como a data das convenções dos partidos PSC (de Jamil) e PV (de Simeão) estão marcadas para o mesmo dia e local (13 de setembro na ACEG) mas em horários diferentes, os comentários são de que possa surgir uma parceria com a indicação de prefeito e vice. Nesse caso, Guaíra tería três candidatos a prefeito e não quatro como corre nos bastidores. Heraldo, Osvaldino e Jamil/Simeão. Mas isso só iremos saber no dia 13 próximo.

ELEIÇÕES III

A Associação Cultural e Esportiva de Guaíra (ACEG) também irá receber a convenção do atual prefeito e, até então já declarado pré-candidato a reeleição, Heraldo Trento. Será no dia 04 de setembro (daqui uma semana). O grupo do atual vereador e também ex-prefeito Osvaldino da Silveira marcou a convenção para o dia 06 de setembro, na rua Rui Barbosa.

ELEIÇÕES IV

As eleições 2020 vão inaugurar uma nova forma de combate à desinformação: uma lei publicada em novembro de 2019 e que já está em vigor, prevê pena de até oito anos de prisão e multa para quem fizer denúncia falsa com finalidade eleitoral. Quem estiver ciente da inocência do acusado e mesmo assim divulgar fake news (notícias falsas) sobre ele, com fins eleitorais, também está sujeito a essas penas, estabelece a lei nº 13.834/2019.

ELEIÇÕES V

Mas enquanto a campanha não começa a pegar fogo (por enquanto só traques), os memes maldosos já circulam nas redes sociais. Para os desavisados é bom ficarem atentos pois o bicho vai pegar.

ELEIÇÕES VI

Por falar em Lei Eleitoral, corre conversa que um radialista estaria, em seu programa diário, mandando “alôs” e “abraços” para alguns pré-candidatos. Isso é proibido! A emissora, se comprovado o ocorrido e caracterizar divulgação de propaganda antecipada, poderá ser multada em valores entre R$ 5 mil a R$ 25 mil. Então, nesse caso amigo ‘LOCOtor’, melhor perder um ouvinte do que doer o bolso.

*As informações do autor não expressam ou refletem a opinião do Portal Guaíra