Câmara I
A sessão da câmara de vereadores de Guaíra tem chamado atenção nos últimos dias. Primeiro que, devido ao pedido do governo municipal em não ter aglomeração de pessoas, somente os vereadores tem participado das reuniões semanais, mas através de transmissão pela internet a gente pode acompanhar e até se divertir.

Câmara II
Na semana passada, após aprovação por maioria (três vereadores votaram contra), foi concedido um reajuste inflacionário de 4,48% ao vencimento dos atuais Edis. Apesar do valor em média de R$ 240,00 ser relativamente pequeno, a ocasião inoportuna gerou reação imediata nas redes sociais. O povão, descontente, não poupou críticas e a orelha de muitos pegou fogo.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Câmara III
Na mesma ocasião foi votado o mesmo reajuste para o Executivo (entenda-se: prefeito, vice, procurador e secretários) e aprovado com apenas 03 votos contrarios. Então, no sábado, durante uma LIVE para falar dos trabalhos referentes ao combate ao Coronavírus, o prefeito Heraldo Trento anunciou que iria vetar os projetos. Ponto pra comunidade.

Câmara IV
E na noite de ontem (30), após a leitura dos vetos, teve inicio a discussão/votação sobre o salário dos próximos vereadores, aqueles que se a eleição ocorrer ainda este ano e se (re) elegerem, assumirão em janeiro de 2021 até dezembro de 2024, e o trem pegou fogo.

Câmara V
Os colegas (chamar de amigos nessa hora é tipo exagero) trocaram “elogios”, e o presidente tendo que contêr os ânimos até comentou que “estava começando a passar mal”. Pensem num “Deus nos acuda”.

Câmara VI
Passado a tormenta, ficou aprovado em primeira votação – POR UNANIMIDADE – a redução do salário em 50% para a próxima legislatura, pois a atual não se pode mexer. Falta ainda mais uma discussão e votação, mas nesta altura do campeonato ninguém vai ser besta de votar contra. Ponto pra comunidade.

COVID-19
Ainda na noite de ontem, em LIVE transmitida pelo Portal Guaíra, o prefeito Heraldo Trento abordou a abertura do comércio guairense que, ele mesmo, havia anunciado para amanhã (quarta, 1º de abril). Muitos disseram que foi literalmente a “pegadinha” de primeiro de abril, mas o mandatário explicou por A mais B a importância de aguardamos mais alguns dias.

COVID-19 II
Na mesma transmissão, a secretaria de educação Franciele Danelon, também explicou que a criançada terá aula online e pra isso o setor de TI do município tem se empenhado pra desenvolver uma plataforma. Agora, além de Free Fire os pequenos irão usar o PC/celular pra estudar.

COVID-19 III
E, agora, ficamos no aguardo do novo decreto (marcado pra hoje, terça 31/03), com os detalhes de como o comercio deverá se portar (aqueles que estiverem liberados para reiniciar os trabalhos) durante este período em que todas as forças são no sentido de conter o Coronavírus. E vamos todos nós fazer a nossa parte.

*As informações do autor não expressam ou refletem a opinião do Portal Guaíra