ad

Policiais militares do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira), realizaram na quarta-feira (09), na Avenida Willy Barth, no município de Pato Bragado/PR, a prisão de dois homens, a apreensão de um revólver, uma espingarda, e a apreensão de madeira peroba rosa, além de materiais utilizados para o corte de madeira.

Tudo começou ainda na terça-feira (08), quando policiais realizavam patrulhamento no período noturno, na BR 163 no município de Marechal Cândido Rondon, e por volta das 21h30, próximo ao km 316, avistaram um homem em atitude suspeita com as vestes sujas. Os policiais realizaram a abordagem e o indagaram a respeito do que estava fazendo ali, sendo respondido pelo homem, de 29 anos, morador de Pato Bragado, que estava cortando uma árvore que estava caída, sendo que no local estavam duas pranchas de madeira que o homem disse tratar-se de peroba.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Os policiais militares do BPFron acionaram uma equipe do BPMA (Batalhão de Polícia Ambiental) em Foz do Iguaçu, os quais orientaram a qualificar e liberar o homem, sendo determinado ao mesmo que deixasse o local sem levar a madeira, pois no dia seguinte a equipe do BPMA faria a inspeção no local para ser verificado a origem e qual o tipo da madeira extraída.

Já na quarta (09), os policiais do BPFron e do BPMA retornaram ao local, sendo que os materiais tinham sido retirados. Eles então adentraram a mata e constataram que o dano era maior, sendo encontrada uma árvore de peroba rosa tombada, já em processo de retirada de madeira.

Diante dos fatos, os policiais se deslocaram até Pato Bragado, para localizar o homem que estava realizando o corte da árvore na noite anterior, sendo que o localizaram na Av. Willy Barth, no centro do município, na casa de um homem de 38 anos.

No local foram encontradas duas pranchas de madeira peroba rosa em forma de anel, a qual tinha sido retirada na noite anterior, uma motoserra, uma espingarda calibre 36, um revólver calibre 22, municiado com sete munições, e uma espingarda de pressão. Foi indagado ao homem que estava fazendo o corte da madeira, onde estavam as outras madeiras retiradas, sendo respondido que ele havia pegado apenas os anéis.

Em seguida um homem de 29 anos, informou aos policiais que o dono do local possuía um caminhão que ficava estacionado no pátio de uma empresa. Os policiais deslocaram até a empresa e localizaram o referido caminhão e atrás dele uma carretinha para barco, carregada com as madeiras extraídas.

Os policiais do BPMA deslocaram até a sede da fazenda para localizar o responsável pela área que foi desmatada, onde mantiveram contato com o dono, o qual informou que desconhecia o fato e decidiu representar contra os dois homens responsáveis pela invasão à sua propriedade.

Os dois homens foram presos e encaminhados, juntamente com as madeiras, as armas de fogo e demais objetos apreendidos, para a Delegacia de Policia Civil de Marechal Cândido Rondon, onde foram autuados pela prática do crime ambiental e pela posse ilegal de arma de fogo.

foto1

IMG-20140709-00071

IMG-20140709-00073

Marechal Cândido Rondon-20140709-00059

Marechal Cândido Rondon-20140709-00060

Marechal Cândido Rondon-20140709-00061

Marechal Cândido Rondon-20140709-00062

Marechal Cândido Rondon-20140709-00063

Marechal Cândido Rondon-20140709-00077

Fonte: BPFron/Portal Rondon