FOTO ALBARI ROSA / GAZETA DO POVO

[dropcap color=”#1e73be”]A[/dropcap] vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, do PP, teve o celular clonado. Quem fez a clonagem pediu, na quarta-feira (7), R$ 2 mil aos contatos do Whatsapp em nome dela. Segundo a assessoria de imprensa de Cida, pelo menos quatro amigos depositaram a quantia.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da vice-governadora, a primeira mensagem para os contatos do Whatsapp de Cida era perguntando sobre o uso do aplicativo do Banco do Brasil.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Os amigos que responderam “sim” foram chamados, então, para uma conversa privada, onde era feito o pedido de empréstimo.

A assessoria de imprensa da vice-governadora informou que já tomou todas as providências legais: registrou Boletim de Ocorrência (B.O), acionou o banco e também operadora de telefonia.

No Facebook, Cida alertou sobre o golpe.

“Acabo de receber a informação de algumas pessoas que receberam mensagens em seus celulares pessoais solicitando dinheiro a meu pedido. […] Meu celular foi clonado, infelizmente, por alguma ação mal intencionada envolvendo meu nome”, escreveu.

Recomendações
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), quem tiver o celular clonado deve entrar imediatamente em contato com a prestadora e solicitar o bloqueio da linha.

Se a ocorrência for denunciada por telefone, o usuário deve anotar o nome completo do atendente, a data, a hora, o número do boletim gerado e no caso de denúncia direta, obter cópia impressa da reclamação.

Também é fundamental procurar a polícia e registrar B.O.

Ainda de acordo com a Anatel, podem ser indícios de que existe um telefone celular clonado, quando o usuário perceber:

Dificuldades para completar chamadas originadas;
Quedas freqüentes de ligação;
Dificuldades para acessar a sua caixa de mensagem;
Chamadas recebidas de números desconhecidos, nacional e internacional;
Débitos de prestação de serviços muito acima da média.

Portal Guaíra com informações do G1