ad

[dropcap color=”#eeee22″]A[/dropcap] Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) publicou as informações referentes ao Vestibular 2019. A prova deste ano será realizada no dia 02 de dezembro de 2018 nos períodos matutino e vespertino. O valor de inscrição para o vestibular deste ano será de R$ 150,00.

O vestibular conta com duas novidades para este ano. A principal é a seleção conjunta para cursos presenciais e de Educação a Distância (EaD). Além disso, a cidade de Maringá também receberá provas da Unioeste. Agora, junto com os cinco campi e Curitiba, o município do norte paranaense oferecerá uma maior facilidade para os vestibulandos oriundos daquela região.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Sisu x Vestibular
Para o ingresso na série inicial dos cursos de graduação da Unioeste, será necessária a participação no Sisu ou no Vestibular. Vale ressaltar que é permitida a participação do candidato nos dois processos. A participação no Enem é obrigatória para aqueles que desejam inscrever-se no Sisu.

Para o ano letivo de 2019 a Unioeste manteve sua participação no Sisu, utilizando a mesma distribuição de vagas da edição anterior, ou seja: 50% das vagas nas séries iniciais dos cursos de graduação da Unioeste foram disponibilizadas para ingresso via Sisu e 50% via Vestibular.

Provas
As provas do Concurso Vestibular 2019 ocorrerão em um único dia e serão aplicadas em duas etapas obrigatórias, no período da manhã e da tarde.

O conteúdo da prova da Unioeste tem como base o currículo do Ensino Médio e é composta por 77 questões, sendo 7 questões de cada matéria: Biologia, Geografia, História, Filosofia, Física, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Literatura, Matemática, Português, Sociologia e Química.

Pela manhã, o acesso ao local de prova será das 7h40 até 8h10 e será aplicada a prova de Redação e 21 questões das matérias Língua Estrangeira, Literatura e Português. O tempo de prova será de 3 horas.

Candidatos dos cursos de Letras/Inglês e Letras/Espanhol dos campi de Cascavel e Foz do Iguaçu, tem a seleção automática e obrigatória da respectiva língua como opção de prova. O curso de Administração de Cascavel também tem obrigatoriedade da seleção de Inglês como língua da prova.

Pela tarde, o acesso ao local de prova será das 14h10 até 14h40 e o candidato terá 4 horas para realizar a prova com as demais matérias (56 questões).

EaD
Neste ano, a Unioeste fará a realização do vestibular EaD em conjunto com o presencial. Entretanto, as vagas destinadas a esses cursos serão 100% ofertadas no vestibular, pois o Sisu não permite a oferta de vagas para essa modalidade de educação.

Nos cursos EaD será aplicada a mesma reserva de vagas dos cursos presenciais, ou seja, 50% das vagas serão destinadas a candidatos cotistas. Além disso, havendo cursos de licenciatura em Letras/Libras, os surdos terão prioridade no ingresso, conforme legislação vigente.

Cotas
Permanece a reserva de vagas utilizada na edição anterior, ou seja, 50% das vagas serão destinadas a candidatos cotistas. Além, havendo cursos de licenciatura em Letras/Libras, os surdos terão prioridade no ingresso, conforme legislação vigente.

É considerado cotista aquele candidato que realizou seus estudos de todo o ensino médio, exclusivamente, em escola pública do Brasil e que não tenha curso de graduação concluído.

As demais vagas são para ampla concorrência.

Portal Guaíra com informações da Tarobá