Vinte fuzis modelo FAL 7.62 foram entregues na quinta-feira (10) pelo Exército Brasileiro para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária. A solenidade aconteceu na 5ª Região Militar do Exército, conhecida como Região Heróis da Lapa, no bairro Pinheirinho, em Curitiba.
Os equipamentos serão destinados para o Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPFron), localizado em Marechal Cândido Rondon, que atua em toda a região fronteiriça do Estado. Os fuzis foram emprestados para reforçar o policiamento ostensivo e repressivo na área, além de colaborar nas operações realizadas em parceria entre as instituições.
“Nossos policiais que atuam na região de fronteira têm que ter um equipamento adequado para fazer um disparo de longa distância. Com esse convênio e com a confiança do Exército, o nosso BPFron vai estar adequadamente armado para responder fogo no caso de necessidade, protegendo a sociedade paranaense e os policiais também”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita.
Ele ressaltou que o reforço no equipamento para a área de fronteira colabora para a segurança de todos os paranaenses. “O trabalho bem feito no policiamento de fronteira dá um reflexo no Estado todo em relação a contrabando, tráfico de armas, roubo de veículos, crimes conexos que são praticados na região”, disse.
Para o comandante da 5ª Região Militar, general Luis Antônio Duizit Brito, o ato demonstra a parceria entre o Exército e o estado do Paraná. “A integração das operações, a troca de informações e até mesmo o nivelamento em termo de poder de fogo vai possibilitar, tanto ao estado do Paraná, quanto nas operações interagências, uma resposta efetiva ao malfeito e ao crime organizado nessas áreas onde por vezes o banditismo está muito bem equipado com armas contrabandeadas de diversos países do mundo”, disse.
Portal Guaíra com informações da AEN