Menores de cinco anos de idade devem ser levados a um posto de vacinação neste sábado (15), dia D da 36ª Campanha Nacional Contra a Poliomielite e da Campanha de Multivacinação. Foto: Venilton Küchler/SESA

Menores de cinco anos de idade devem ser levados a um posto de vacinação neste sábado (15), dia D da 36ª Campanha Nacional Contra a Poliomielite e da Campanha de Multivacinação. Neste dia, as Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h para atualização da caderneta de vacinação das crianças.

Em único momento são oferecidas diferentes vacinas, como Sarampo, Rubéola, Febre Amarela, entre outras. O evento contribui na redução da incidência das doenças que podem ser prevenidas com vacinas, conforme o calendário básico de vacinação infantil.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

“Nosso principal objetivo é facilitar a logística dos serviços de saúde, ao mesmo tempo em que melhoramos a cobertura vacinal da população”, explica o chefe do Programa Estadual de Imunização, João Luís Crivellaro.

POLIOMIELITE

O Brasil está há 26 anos livre do poliovírus. O último caso foi registrado no país em 1990. No Paraná, o último caso de paralisia infantil foi diagnosticado em 1986.

“Queremos manter as coberturas vacinais contra a poliomielite maiores ou iguais a 95% em todos os municípios do Paraná e evitar a reintrodução do vírus no país”, afirma Crivellaro.

A previsão é de que mais de 600 mil crianças de seis meses a quatro anos de idade no Paraná recebam a vacina este ano. Para quem não puder comparecer neste sábado, a campanha continua até dia 31 de agosto. A vacina pode ser recebida de segunda a sexta-feira no horário comercial em todas as unidades de saúde do Estado.

Menores de cinco anos de idade devem ser levados a um posto de vacinação neste sábado (15), dia D da 36ª Campanha Nacional Contra a Poliomielite e da Campanha de Multivacinação. Foto: Venilton Küchler/SESA
Menores de cinco anos de idade devem ser levados a um posto de vacinação neste sábado (15), dia D da 36ª Campanha Nacional Contra a Poliomielite e da Campanha de Multivacinação

Portal Guaíra com informações Agência Estadual de Notícias