(Foto: AEN)

ad

[dropcap color=”#1e73be”]A[/dropcap] Operação Verão Paraná 2017/2018 foi lançada nesta quinta-feira (21). Até o final do Carnaval, em 14 de fevereiro, serão reforçadas ações nas áreas de segurança, saúde, energia, saneamento, meio ambiente, esporte e turismo.

No Litoral, o foco principal é na área segurança pública. Além de ampliar o número de guarda-vidas nas praias, o policiamento também será reforçado com as equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e do Instituto Médico Legal. A atenção será redobrada nos dias de maior fluxo de veranistas, principalmente na semana entre o Natal e o Ano-Novo, no Carnaval e nos fins de semana. Além dos sete municípios litorâneos, também haverá reforço da segurança nos parques de Curitiba e na Costa Oeste do Estado, que compreende os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Saúde
Haverá barracas com testes rápidos, aferição de pressão arterial e outros serviços básicos em postos de atendimento ao longo da orla. Os profissionais de saúde também prestarão orientações e dicas para cuidar do corpo durante o verão. As unidades de atendimento e hospitais receberão reforço nos seus quadros para que possam atender a demanda de pacientes.

O número de ambulâncias foi ampliado: três Unidades de Suporte Avançado de Vida padrão Samu ficarão baseadas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná para os atendimentos de emergência. Também estará à disposição o serviço aeromédico para transporte de pacientes críticos e o serviço de resgate aeromédico de pacientes em emergência. Em Matinhos, no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, será instalado mais uma vez o Centro de Recuperação de Afogados.

Balneabilidade
O Instituto Ambiental do Paraná começa a divulgar os boletins de balneabilidade das praias nesta sexta-feira (22). Os boletins serão enviados semanalmente, sempre às sextas, para orientar os frequentadores a evitarem os locais impróprios para banho. O órgão também vai ampliar a fiscalização das atividades de pesca no Litoral e de caça nas Áreas de Preservação Permanente.

A limpeza de 48 quilômetros da orla, nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, será feita por equipes contratadas pela Sanepar. Os trabalhos iniciaram na quarta-feira (20) e seguem até o dia 18 de fevereiro.

A coleta de resíduos das residências ficará a cargo dos municípios, com o apoio do Governo do Estado. Em outubro, o Instituto das Águas do Paraná firmou um convênio para repassar R$ 5,27 milhões às prefeituras, destinado à limpeza e coleta de lixo durante a temporada de verão.

O Instituto ficará responsável, ainda, pela coleta de lixo nas ilhas do Mel, Superagui e das Peças. Pela primeira vez, esse trabalho será feito mensalmente.

Duchas
A Sanepar instalou 55 duchas ecológicas em dez pontos fixos e dois itinerantes nas praias do Estado. O ônibus EcoExpresso Sanepar está no Litoral para atendimento da população com informações de educação ambiental.

Recreação
A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo vai oferecer diversas atividades recreativas, esportivas e eventos especiais. As ações acontecem de 8 de janeiro a 5 de fevereiro, de terça-feira a domingo. Serão cinco postos fixos em Pontal do Paraná, nos balneários de Ipanema, Shangri-lá, Praia de Leste, Santa Terezinha e Pontal do Sul. Haverá também equipes itinerantes em Matinhos e Guaratuba.

Serão disponibilizados equipamentos esportivos e atividades para todas as faixas etárias, como ginástica, dança, recreação, voleibol, futebol, minifutebol, peteca, torneios esportivos, jogos recreativos, gincanas, caminhadas e atividades artísticas e de pintura. Também estão previstos eventos como os Desafios das Estrelas, com grandes nomes do futebol paranaense, além de campeonatos e competições de diferentes modalidades.

Portal Guaíra com informações da AEN