Moradores de cidades paranaenses, Guaíra entre elas, flagraram o exato momento em que restos de lixo espacial entraram em órbita com a Terra, durante a madrugada de terça-feira (8). O registro foi feito em cidades de várias regiões do Paraná.

O astrônomo indicado pelo Observatório Nacional, Carlos Rutz, explicou que o lixo espacial pode ser de restos de um foguete da SpaceX.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

“Se trata do corpo de um foguete do Falcon 9, que foi lançado no dia 19 de dezembro de 2021, na Califórnia [EUA], com o objetivo de levar satélites Starlink, que vão trazer internet para todo o planeta”, disse.

Rutz disse que, provavelmente, os restos do foguete se desintegraram completamente antes de atingirem o solo ou o oceano.

Registros pelo Paraná

Em Altônia, na região noroeste, o fotógrafo Márcio Edson Lopes disse que fez a gravação por volta das 4h30, enquanto estava no velório de um tio.

O fotógrafo disse que chamou os familiares para ver o céu. Enquanto isso, ele fez o registro da queda do lixo espacial com um celular.

“Eu avistei o que parecia ser uma estrela cadente. Fui chamar minha esposa para olhar, e essa estrela começou a virar uma bola de fogo bem grande”, contou.

Além de Altônia, moradores das cidades de Guaíra, Ponta Grossa, Cafelândia, Palotina, Realeza, Vera Cruz do Oeste, Quedas do Iguaçu e Santa Izabel do Oeste também registraram a cena.

Portal Guaíra com G1