Paraná – Moradores da região flagram restos de lixo espacial entrando em órbita com a Terra

Moradores de cidades paranaenses, Guaíra entre elas, flagraram o exato momento em que restos de lixo espacial entraram em órbita com a Terra, durante a madrugada de terça-feira (8). O registro foi feito em cidades de várias regiões do Paraná.

O astrônomo indicado pelo Observatório Nacional, Carlos Rutz, explicou que o lixo espacial pode ser de restos de um foguete da SpaceX.

“Se trata do corpo de um foguete do Falcon 9, que foi lançado no dia 19 de dezembro de 2021, na Califórnia [EUA], com o objetivo de levar satélites Starlink, que vão trazer internet para todo o planeta”, disse.

Rutz disse que, provavelmente, os restos do foguete se desintegraram completamente antes de atingirem o solo ou o oceano.

Registros pelo Paraná

Em Altônia, na região noroeste, o fotógrafo Márcio Edson Lopes disse que fez a gravação por volta das 4h30, enquanto estava no velório de um tio.

O fotógrafo disse que chamou os familiares para ver o céu. Enquanto isso, ele fez o registro da queda do lixo espacial com um celular.

“Eu avistei o que parecia ser uma estrela cadente. Fui chamar minha esposa para olhar, e essa estrela começou a virar uma bola de fogo bem grande”, contou.

Além de Altônia, moradores das cidades de Guaíra, Ponta Grossa, Cafelândia, Palotina, Realeza, Vera Cruz do Oeste, Quedas do Iguaçu e Santa Izabel do Oeste também registraram a cena.

Portal Guaíra com G1

Acesso Restrito

O primeiro passo é identificar-se como um usuário legítimo que tem permissão para acessar o painel. Isso geralmente envolve inserir um nome de usuário e uma senha.

Paraná – Moradores da região flagram restos de lixo espacial entrando em órbita com a Terra

Registros foram feitos em pelo menos oito cidades