[dropcap color=”#1e73be”]E[/dropcap]stão abertas até sexta-feira (18) as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da secretaria da Educação e do Esporte do Paraná. Os interessados devem procurar uma escola estadual que oferta a modalidade ou um dos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja). As aulas começam a partir de 14 de fevereiro.

São 309 estabelecimentos de ensino com EJA em todo o Estado. A lista completa está disponível neste link ou neste mapa.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A EJA é ofertada na rede estadual a toda pessoa que deseja voltar à sala de aula para obter sua certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, com metodologia e materiais didáticos específicos para melhor atender esse público. “Concluir a educação básica aumenta as oportunidades no mercado de trabalho, as possibilidades de continuar os estudos e, inclusive, melhora a qualidade de vida da pessoa”, comenta a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Marcia Dudeque.

Para fazer a matrícula é necessário apenas original e fotocópia de documento de identificação e ter, no mínimo,15 anos completos para ingressar no Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio. O aluno constrói sua grade curricular da maneira que for mais adequada, podendo se matricular em até quatro disciplinas de cada vez.

No Ensino Fundamental as disciplinas são: Arte, Educação Física, Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa e Matemática. No Ensino Médio: Arte, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

O Ensino Fundamental pode ser concluído em, no mínimo, dois anos e o Ensino Médio em, pelo menos, um ano e meio. A matrícula e as aulas são gratuitas e o estudante também tem direito à alimentação escolar fornecida pelo Governo do Estado.

Aproveitamento
Para concluir os estudos na Educação Básica, o estudante da EJA pode aproveitar os resultados do ensino regular que tenha cursado previamente, mediante apresentação de histórico escolar. Ele também pode utilizar resultados dos Exames da EJA Online da Secretaria da Educação do Paraná, do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anteriores a 2017.

Estudantes
“A faixa etária dos nossos estudantes vai dos 15 anos aos 70 anos. A maioria deles são trabalhadores em busca de uma melhor qualificação, mas também temos mães de família retomando seus estudos, pessoas que estão sem emprego e desejam aumentar suas possibilidades no mercado de trabalho”, explica a diretora auxiliar do Ceebja Campo Comprido, Wivian Klotz Batista.

Este Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos está mudando de endereço. A partir deste ano funcionará na Alameda Princesa Izabel 3191, em Curitiba. O telefone para contato é (41) 3339-1109. São 15 salas dedicadas à Educação de Jovens e Adultos, disponíveis nos três turnos – manhã, tarde e noite.

“Temos estudantes que procuram por apenas uma disciplina para concluir seus estudos, e muitos outros que cursam a grade completa. Fazemos sugestões de quais disciplinas eles devem começar, dependendo do seu perfil, verificando em quais áreas ele tem dificuldades ou facilidade”, disse a diretora auxiliar do Ceebja Paulo Freire, Edicleia Regina Martins.

A unidade é referência no atendimento à educação especial na modalidade EJA e conta com três salas de apoio multifuncional para estudantes com surdez, transtornos globais do desenvolvimento e baixa visão, entre outros.

O Centro também trocou de endereço recentemente e agora atende na Rua Brigadeiro Franco 2532, em Curitiba. O telefone para contato é (41) 3332-4644. São 13 salas dedicadas à EJA, disponíveis nos três turnos letivos.

Portal Guaíra com informações da AEN