Um idoso morreu enquanto aguardava para receber uma dose da vacina contra a Covid-19, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, segundo a prefeitura. O caso aconteceu no sábado (6).

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o homem ainda não tinha recebido a dose e sofreu uma parada cardiorrespiratória na fila da Estação Arte, no Centro da cidade.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O homem, de 80 anos, foi socorrido por profissionais de saúde que estavam trabalhando na vacinação. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o idoso não resistiu.

A prefeitura lamentou a morte e afirmou que o caso foi uma fatalidade. Além disso, a gestão municipal disse que não havia fila de espera, no momento.

O município informou ainda que não há como deixar ambulâncias do Samu no local à disposição das filas, já que os veículos trabalham constantemente nas ocorrências e transferências de pacientes com Covid-19.

A família do idoso afirmou que a morte foi uma fatalidade, que ele era cardíaco e não havia fila quando ele foi ao local. Disse, ainda, que foi bem socorrido pelo Samu e pela equipe de enfermagem, apesar de não resistir.

Filas
Ponta Grossa começou a vacinar idosos com mais de 80 anos, no sábado. Logo pela manhã, os dois pontos de vacinação registraram filas de espera. Alguns idosos enfrentaram chuva para receber as doses.

A aplicação das doses ocorre no sábado e domingo (7), das 9h às 17h. Para receber a vacina, é preciso apresentar de um documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação.

De acordo com a prefeitura, 3 mil doses estão disponíveis para este público.

A Prefeitura de Ponta Grossa informou que colocou mais profissionais para aplicar as doses e que não esperava por um número tão grande de idosos para se vacinar. O município disse que acredita que os dois locais de vacinação sejam suficientes para atender a demanda pela vacina.

Portal Guaíra com informações do G1