Em Guaíra, a adesão a greve foi 100%

Um levantamento do Sindicato dos Bancários aponta que 173 das 539 agências bancárias de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) paralisaram as atividades na terça-feira (6), primeiro dia da greve da categoria. Aproximadamente 60% dos bancários estão em greve, somando os centros administrativos.

De acordo com apuração da Federação dos Trabalhadores de Empresas de crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR), 406 agências bancárias estão paralisadas nas bases de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama. Essas bases representam 80% da categoria no Estado. Em todo o Paraná a categoria é formada por 31.514 trabalhadores distribuídos por 1.592 agências.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A paralisação foi deliberada durante assembleia na última quinta-feira (1), seguindo a orientação do Comando Nacional dos Bancários, para que os funcionários de todo o país cruzem os braços reivindicando reajuste de 16%, plano de carreira para a categoria com crescimento real de 1% ao ano nos rendimentos e a fixação de um salário mínimo de R$ 3.299. A proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é de aumento 5,5% e demais benefícios, além de um abono de R$ 2.500, com salário mínimo de 1.321.

“Foram 45 dias de negociação desde que os bancários apresentaram à Fenaban sua minuta de reivindicações para 2015. Os bancos, apesar dos altos lucros, se limitaram a propor um reajuste de 5,5%, diante de uma inflação do período de 9,88%. Esgotadas as possibilidades de negociação por meio do diálogo, os bancários se veem obrigados a paralisar suas atividades!”, explica Elias Jordão, presidente do Sindicato e integrante do Comando Nacional dos Bancários.

De acordo com a diretora do Procon, Claudia Silvano, os clientes não podem ser prejudicados com a greve dos bancários, mas devem procurar formas alternativas para o pagamento de contas.

BANCOS-EM-GREVE-EM-TODO-O-BRASIL

BANCOS-EM-GREVE-EM-TODO-O-BRASIL-2

BANCOS-EM-GREVE-EM-TODO-O-BRASIL-3

BANCOS-EM-GREVE-EM-TODO-O-BRASIL-4

BANCOS-EM-GREVE-EM-TODO-O-BRASIL-5

BANCOS-EM-GREVE-EM-TODO-O-BRASIL-6

Portal Guaíra com informações do Paraná Portal

Fotos: Claudinha Knieling/Portal Guaíra