(Foto: Rodrigo Felix Leal)
ad

[dropcap color=”#dd9933″]O[/dropcap] novo secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, tomou posse do cargo na quinta-feira (17), em cerimônia na sede da Secretaria, em Curitiba. Durante a solenidade, o governador Ratinho afirmou que melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e tornar a rede pública referência nacional e internacional em ensino e aprendizagem são compromissos do Governo do Paraná.

Uma reformulação será feita na estrutura organizacional da pasta, com foco na qualificação dos professores e das equipes pedagógicas, além da gestão das escolas, para melhorar os índices no médio prazo. “Temos um desafio muito grande, pois o Paraná é o sétimo no Ideb. Com o potencial, o quadro técnico e os professores que temos, podemos estar em primeiro lugar”, afirmou o governador. “A ideia é repensar de uma maneira inovadora um novo jeito de se fazer educação no Paraná para que possamos chegar ao topo do ranking”, completou.

Medidas
Ratinho Junior destacou medidas que já estão sendo executadas pela Secretaria, como a seleção dos 32 novos chefes dos Núcleos Regionais de Educação. “Até agora a indicação era política. Estamos rompendo com esse modelo, passando por um teste seletivo muito criterioso”, disse. “O chefe de núcleo precisa ter capacidade técnica, porque ele será o topo da pirâmide para as boas práticas que queremos implantar na sala de aula”, explicou.

O Paraná também deve buscar modelos que deram certo em outros estados e países, como os projetos Escola Segura, para combater a evasão escolar e trazer mais segurança ao entorno das escolas, e Ganhando o Mundo, que prevê a concessão de bolsas de intercâmbio para o exterior a estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Fortalecimento
O secretário Renato Feder afirmou que a pasta também trabalha com a ampliação e fortalecimento da rede de ensino e com a valorização dos professores e profissionais da educação. “A Secretaria olha e pensa como apoiar o professor para que ele dê uma boa aula, para que ele se sinta valorizado”, afirmou. De acordo com o secretário, o material didático será revisto e elaborado pelo próprio Estado.

Volta às aulas
Feder também apresentou uma agenda de ações que serão implantadas com foco na volta às aulas, em 14 de fevereiro. O primeiro passo é o processo de seleção para chefes de núcleo, que começa nesta sexta-feira (18). Também está prevista uma formação com todos os diretores dos colégios estaduais do Paraná na semana que vem.

Outra medida é a melhoria da estrutura das escolas. Feder explicou que as unidades mais necessitadas e com problemas mais graves estão recebendo reparos emergenciais para começar o ano letivo aptas para receber os alunos.

Portal Guaíra com informações da AEN


CLINICA SALUTAR