Ratinho Jr.

ad

Um dos delatores da Operação Publicano, o auditor Luiz Antônio de Souza, afirmou em depoimento ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) que o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Ratinho Jr., usou de sua influência política para impedir a fiscalização em uma empresa de um “colaborador”. A informação é do Jornal de Londrina, divulgada no sábado (15).

A Operação Publicano investiga um esquema de corrupção na Receita Estadual. Auditores fiscais e empresas atuavam em uma ação criminosa, para burlar o sistema de pagamento de impostos. Ao saber que a produtora de bonés Janbonés, de Jandaia do Sul, seria fiscalizada, Ratinho Jr. teria contatado Luiz Abi Antoun, para encerrar as investigações.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

De acordo com o depoimento, havia indícios de que a Janbonés estaria “se creditando indevidamente” com ICMS através de notas frias emitidas por uma empresa de Apucarana. O delator era o então inspetor regional de fiscalização. Com os indícios, foi solicitada a fiscalização nas duas empresas para a Inspetoria Geral de Fiscalização da Receita, então chefiada por Márcio Albuquerque de Lima.

O proprietário da Janbonés teria contatado Ratinho para solicitar que a investigação fosse encerrada. Ratinho, então, teria ligado para Abi, que é primo distante do governador Beto Richa, especificando que o proprietário da empresa era um “colaborador”. Não foi especificado na delação com o que exatamente o proprietário da Janbonés teria colaborado. Abi teria repassado a solicitação a Albuquerque, que determinou que a investigação fosse encerrada.

Advogado de Souza, Eduardo Ferreira, confirmou que há ordens de serviço que comprovam que a fiscalização foi iniciada, mas não concluída.

RESPOSTA

Ratinho Jr. negou ter qualquer conhecimento sobre o caso e disse que conhece a empresa, “assim como muitas outras” de Jandaia – sua terra natal. Ele afirmou também que não foi comunicado sobre qualquer investigação a seu respeito referente à Publicano.

Ratinho Jr.
Ratinho Jr.

Portal Guaíra com informações Paraná Portal/Jornal de Londrina