Reduziu para 44 mil o número de domicílios sem luz em decorrência dos sucessivos temporais que atingiram todas as regiões do Paraná desde sábado (29). Na manhã desta segunda-feira (31) eram 100 mil imóveis sem energia. Durante o dia foram religados 56 mil domicílios. Equipes da Copel seguem fazendo os reparos.

Dos 44 mil imóveis sem luz em todo o estado, 19 mil estão na região Norte; 7,4 mil no Oeste; 7,2 mil no Centro-sul; 6,2 mil no Noroeste e 4,7 mil na região Leste, que inclui Curitiba, região metropolitana e Litoral.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Norte

A região Norte, com destaque para o Vale do Ivaí, segue sendo com maior volume de ocorrências. São 1,6 mil chamados para atendimento em toda a região, que teve contabilizados até o momento 147 postes quebrados. Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e Godoy Moreira têm equipes trabalhando na recomposição das fontes principais, ainda com muitos estragos nas redes urbanas a serem sanados. Em Arapuã e Mauá da Serra já foi possível religar boa parte dos consumidores que ficaram sem luz. Outros municípios do Vale do Ivaí também registram estragos, como é o caso de Ivaiporã, que no momento tem 837 domicílios sem luz.

Londrina, que chegou a ter mais de 15 mil imóveis desligados no sábado, também foi impactada pelas chuvas que vieram nos dias seguintes, inclusive nesta segunda-feira. O município teve ao menos 20 postes quebrados e está com 2,8 mil domicílios sem luz no momento, sendo quase a metade deles em áreas rurais da região Sul.

Noroeste

Na região Noroeste, a conta de postes quebrados chega a 112, sendo a maior parte na região de Paranavaí, que inclui os municípios de Rondon, Japurá e São Carlos do Ivaí. Eles chegaram a ter o fornecimento de energia completamente interrompido. Ao longo do dia, a fonte principal de Rondon foi restabelecida, mas ainda há dezenas de pontos com cabos rompidos para manutenção no território do município, que tem no momento 760 imóveis sem luz. Em São Carlos do Ivaí e Japurá, 14 postes quebraram na fonte principal de alimentação, mas foi possível garantir o abastecimento por uma linha alternativa. São Carlos do Ivaí tem no momento 865 domicílios sem luz, e Japurá, 361.

O município de Maringá, que chegou a ter 1,5 mil domicílios sem luz ao longo do dia, agora tem 418 imóveis desligados. Três postes quebraram na cidade.

Portal Guaíra com informações da AEN