O agosto quente e seco deste ano fez com que as ocorrências de incêndios ambientais explodisse. Até ontem (10), eram 840 casos em todo o Estado, uma média de 84 por dia. Até o mês de julho, a média diária era de 16 casos diários. Ou seja, nos primeiros dias de agosto os casos literalmente explodiram no Paraná.

Em apenas dez dias de agosto, os casos atendidos pelos bombeiros já é o maior entre todos os outros meses deste ano até agora. Em janeiro foram 523 casos, fevereiro 220 ocorrências, março 492, abril 752, maio 466, junho 662 e julho terminou com 229 casos, totalizando 4.184 casos em 2015, até ontem.
E para mostrar que este agosto é atípico, no ano passado o mês teve quase a metade das ocorrências no mesmo período. Nos dez primeiros dias de agosto de 2014 foram 438 casos de incêndios ambientais atendidos. Esse quadro de preocupação com os incêndios ambientais já era notado desde o final de julho. Dos 229 casos, 84 foram na última semana do mês.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Na comparação do ano, as ocorrências também estão com tendência de alta. Até o dia 10 de agosto de 2014 foram 3.497 casos de incêndios florestais no Estado. No ano passado todo foram 6.758 casos no Estado.

Os principais motivos para os incêndios — além das condições climáticas que as favorecem — são o manejo errado do próprio ser humano. Queimadas, tocos de cigarros acesos atirados às margens de rodovias, colocar fogo em lixo, estão os motivos para os incêndios ambientais.

Clima

Ontem, novamente o Paraná teve mais um dia de temperaturas altas e umidade relativa do ar baixa, embora maiores que na semana passada. Apenas a estação em Paranavaí teve índices abaixo dos 30%, mais precisamente com 27%. O Noroeste tem sido a região com os mais baixos registros de umidade do ar, relativos a esse episódio de influencia de ar seco sobre o Paraná.

Em relação às temperaturas, ficou mais quente sobre o oeste do Paraná, onde praticamente todas as estações meteorológicas tiveram registros entre 29ºC a 32ºC.

incendios-parana

Portal Guaíra com informações do Bem Paraná