ad

A capital de Canindeyú – Salto del Guairá -, marca hoje o quadragésimo aniversário de emancipação como um distrito com uma extensa programação, incluindo eventos de protocolo, desfile e serenata. Apesar da crise, a cidade atingiu o seu 40 º aniversário na sua melhor expansão comercial, com uma meteórica transformação e crescimento.

As pessoas celebraram o aniversário do distrito em um momento em que a cidade atinge o pico mais alto de transformação como um polo comercial, com investimentos de milhões de dólares no setor de construção civil. Depois de décadas de atraso, causado pelo desaparecimento de sua maior riqueza natural e atração, o Saltos del Guairá (Sete Quedas), em oito anos a capital de Canindeyú retomou o seu desenvolvimento, crescimento comercial experiente.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------
Vista aérea parcial da zona comercial de Salto del Guairá, que passa por uma transformação com grandes investimentos no setor comercial (foto: ABC color)
Vista aérea parcial da zona comercial de Salto del Guairá, que passa por uma transformação com grandes investimentos no setor comercial (foto: ABC color)

Com nove lojas concluídas e já em funcionamento, mais oito em construção, Salto del Guairá está sendo transformado em uma cidade de compras com um estilo único entre as cidades de fronteira com o Brasil. É também chamado como a nova ‘meca’ do comércio e o futuro Dubai da América do Sul.

Na época também foi considerada “a Espanha do Paraguai” pelo afluxo maciço de mexicanos à procura de trabalho. Enquanto o censo oficial (2012) registrou pouco menos de 20 mil habitantes, a população atual da cidade estaria margeando os 60 mil, e logo poderia chegar a 100 mil moradores, pois a migração para a cidade não para, de acordo com a Prefeitura .

Outro motivo de comemoração é o pagamento de uma grande soma de dinheiro em compensação pela perda dos Saltos del Guairá, inundado em 1982 pela barragem de Itaipu.

Nos últimos meses, a comunidade local começou construir em diferentes partes da cidade, financiados com esses recursos. Através da ‘Lei de compensação’, que entrou em vigor em abril do ano passado e contribuiu para o orçamento municipal, totalizando 50,917 milhões de Guarani. No total, a lei prevê uma contribuição de  130 mil milhões de Guarani, a serem pagos entre Abril de 2012 e Abril de 2015.

PROGRAMAÇÃO

A festa começou hoje às 08h com um evento cívico no pátio da Prefeitura. Em seguida, desfile de estudantes na Avenida Paraguai, seguida por uma serenata na comunidade artística “pioneiros” atividade esportiva que vai durar até meia-noite desta terça (30).

Fonte: ABC color
Tradução: Portal Guaíra